15/6/2020 - BOM JESUS DO SUL -

Bom Jesus do Sul: município exporta cadeiras e mesas



Bom Jesus do Sul, é uma cidade localizada na fronteira com a Argentina, distante 381 quilômetros de Campo Mourão. Tem apenas 3.796 habitantes, dos quais 2.863 residem na área rural. Está na posição 349 entre os 399 municípios do Paraná. O aniversário é comemorado no dia 3 de dezembro. Apenas 7 por cento da cidade tem rede de esgoto.




Bom Jesus do Sul conta com 660 imóveis residenciais na cidade e quase 800 na área rural. Possui pouco mais de 70 empresas comerciais e 12 cadastradas como indústrais. Não tem emissora de rádio e apenas uma agência bancária funciona na cidade (privada) .




É difícil encontrar uma rua plana com extensão superior a 200 metros. Um sobe e desce para trafegar por Bom Jesus do Sul. A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos está entre as 33 melhores do Paraná.




A principal avenida, é a Ipiranga com cerca de 800 metros. Bom Jesus do Sul se destaca na produção de frangos e pela agricultura diversificada, que vai da soja (2.000 ha), passando pela produção de frutas até cana e feijão.




Fermino Leal foi o primeiro morador. Chegou em 1914. Por causa disso, Bom Jesus do Sul, era conhecida por "Passo do Fermino". O nome mudou para "Bom Jesus do Barracão", mas a cidade homenageou o Firmino com nome de rua. Até 1996 foi distrito de Barracão. Com a emancipação tirou o "Barracão" e acrescentou do "Sul".




Entre os eventos realizados em Bom Jesus do Sul, está a Mostra da Bezerra Leiteira. O aniversário é comemorado na Praça Vino Panassolo, junto com os eventos natalinos. Quando estivemos lá no começo de março de 2020, estavam em fase final as obras os novos prédios da câmara e prefeitura. Quem nasce lá é denominado de bonjesuense.




A Paróquia Bom Jesus, pertence a Diocese de Francisco Beltrão. Uma das maiores empresas do município é a Cadeiras Paraná. A fábrica produz os mais variados modelos de cadeiras, banquetas e mesas e exporta para todo o Brasil.




[ voltar ]