30/9/2020 - BARRACÃO -

Barracão: postes indicam se você está no PR ou SC



A cidade de Barracão é considerada como "tríplice fronteira". Para quem não é de lá, fica difícil saber se está em Dionísio Cerqueira (Santa Catarina), ou Bernardo de Irigoyen (Missões, Argentina). As ruas e avenidas são unidas entre as três cidades. É como se fosse uma só. Barracão está localizada a 383 quilômetros de Campo Mourão.




O que chama a atenção é que o centro de Barracão está em média a 800 metros acima do nível do mar, mas em algumas áreas da cidade cai para 700 e até 600 metros. Barracão tem 9.735 habitantes. A maior parte, 7.008 moram na área urbana e 2.727 residem na zona rural. A grudada Dionísio Cerqueira tem 15.498 moradores. Barracão está na posição 198 entre os 399 municípios do Paraná. Em economia ocupa a 290ª colocação. A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 95 por cento. Metade da cidade é dotada com rede coletora de esgoto.




A história da cidade de Barracão começou no dia 4 de julho de 1903, quando o General Dionísio Cerqueira, Chefe da Comissão de Demarcação dos Limites entre Brasil e Argentina, fundou um povoado na fronteira. Por causa da fertilidade das terras o local passou a receber colonos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Como na época não havia uma divisão definida entre Paraná e Santa Catarina, a localidade era Dionísio Cerqueira. A questão foi resolvida em 1916. Assim, a comunidade foi dividida em duas. A parte que ficou no Paraná recebeu o nome de Barracão e a que ficou em Santa Catarina continuou como Dionísio Cerqueira, em homenagem ao seu fundador. O nome "Barracão" é porque na comunidade existia uma hospedaria que servia de local de descanso dos tropeiros.




Barracão tem 2.719 imóveis residenciais na cidade e cerca de 800 na área rural. Pelo cadastro da prefeitura o município tem cerca de 500 empresas comerciais e de prestação de serviços e 51 consideradas como indústrias. A cidade não tem Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, mas isso não é problema é só percorrer algumas ruas e utilizar essas agências na "grudada" Dionísio Cerqueira. Conta com uma emissora de rádio.




O aniversário de Barracão é comemorado no dia 14 de dezembro. Churrasco gaúcho é o prato típico do município. A maior festa é a de São João em junho. A prefeitura também promove cavalgadas e eventos especiais durante o período natalino.




A agricultura de Barracão é marcada pela diversidade. As lavouras de soja ocupam 2.400 hectares. Milho com 1.900 ha é a segunda cultura. Outras plantações em destaque são as de feijão (200 ha), mandioca (120 ha), aveia, batata doce, fumo, melão, laranja e uva. Destaque também para a produção de frangos e leite.




Como é possível um morador em Barracão conversar com o vizinho em Dionísio Cerqueira (SC), ensinaram uma dica para saber onde a gente está. É pelos postes de iluminação das ruas. Se forem redondos você está em Dionísio. Os de Barracão são quadrados.




A imagem acima é do "Lago Internacional da Fronteira". De um lado as cidades de Barracão e Dionísio Cerqueira. Do outro lado a cidade Argentina de Bernardo de Irigoyen. É parque linear na divisa dos países. Permite que em poucos metros você saia do Brasil e entre na Argentina. O local tem anfiteatro com capacidade para 300 pessoas onde são realizados shows e eventos culturais. Existem várias opções de lanches, restaurantes e barzinhos. O comércio do lado argentino aceita o Real brasileiro.




O Lago Internacional da Fronteira tem diversos monumentos em metal. Percebemos em nossa viagem em março/2020, que o Parque precisa de mais árvores. O Sol lá "pega" forte. Temperatura de 35 graus na tarde em que fizemos a visita. A sensação era de quase 40°. A pista de caminhada passa pelos dois países.




A imagem acima é do Marco das Três Fronteiras. Está localizado próximo a Avenida Internacional. A empresa Pirâmide Veículos, concessionária da Volkswagem que em Campo Mourão foi substituída pela Fancar, tem filial em Dionísio Cerqueira.




A Paróquia Nossa Senhora Aparecida pertence a Diocese de Francisco Beltrão. Além da festa da padroeira, no mês de abril é realizada a famosa cavalgada de Santa Emília de Rodat. O percurso da cavalgada é de 300 quilômetros.




[ voltar ]