15/6/2020 - FLOR DA SERRA DO SUL -

Flor da Serra do Sul: vários moradores pagam impostos para outro estado



A cidade de Flor da Serra do Sul, está localizada a 384 quilômetros de Campo Mourão e 43 quilômetros de Francisco Beltrão. O município tem 4.726 habitantes e 3.082 moram na área rural. Ocupa a posição 309 no Paraná. Em economia é o 238º. Apenas 20 por cento da cidade tem rede coletora de esgoto. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 99 por cento.




Um problema enfrentado pela prefeitura de Flor da Serra do Sul, é que a área urbana faz divisa com municípios catarinenses de Palma Sola e Dionísio Cerqueira. Nada contra Santa Catarina, o problema é que parte da população tem propriedades por lá e os impostos não ficam com Flor da Serra.




Entre os grandes eventos do município estão os bailes gaúchos promovidos pelo CTG "Sinuelo da Serra". O aniversário é comemorado no dia 22 de dezembro. Uma tradição nos festejos do aniversário e o "Almoço com Peixe".




A cidade de Flor da Serra do Sul começou a ser formada por volta de 1950 com a chegada do pioneiro Anacleto Paraná. Teve muitas dificuldades para se estabelecer devido a mata fechada. Outras famílias fizeram o mesmo atraídas pelo pinhão, e no início dos anos 60 vieram as primeiras casas comerciais. O nome do município surgiu através de cantorias. Até 1992 foi distrito de Salgado Filho.




A principal avenida de Flor da Serra do Sul é prolongamento da BR-373, que liga o município à Marmeleiro/ Francisco Beltrão. Tem uma rádio comunitária. Na cidade, 937 imóveis estão cadastrados como residenciais. São 113 empresas comerciais e 23 configuradas como indústrias. Uma delas fabrica estofamento para automóveis. O município tem apenas uma agência bancária privada.




Na agricultura, soja é o destaque com área plantada de 5.800 hectares. Na sequencia está o milho com 2.300 ha. O plantio de feijão ocupa 380 hectares. Destaque também para a produção de frangos.




Paróquia de Flor da Serra do Sul pertence a Diocese de Francisco Beltrão. A Paróquia é nova. Foi instalada em 2017.




[ voltar ]