15/6/2020 - CAPANEMA -

Capanema: turismo, feira do melado e baixo desemprego



Capanema é mais um daqueles municípios do Sudoeste do Paraná na divisa com a Argentina. A cidade está localizada a 314 quilômetros de Campo Mourão. Tem 19 mil 124 habitantes. A maior parte, cerca de 13 mil, residem na área urbana. Em moradores, ocupa a posição 96 entre os 399 municípios do Paraná, e na economia está em 108º. A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 98 por cento. Apenas 30 por cento da cidade conta com rede de esgoto.




Um detalhe que chama nossa atenção em Capanema é o salário. Lá a média é de 2,7 salários mínimos mensais por trabalhador, ou seja, a 17ª melhor do Paraná. Sem falar que o desemprego é um dos mais baixos do Estado. É considerado um município turístico. Está às margens do Parque Nacional do Iguaçú. São vários balneários de frente para o Rio Iguaçú. Empresas promovem eventos e passeios para turistas. Na área lindeira existem 10 pontos para avistamento de aves.






A Feira do Melado, já é tradicional em Capanema e acontece no Parque de Exposições (fotos acima). Na mesma área tem Centro de Eventos, Arena de Shows e é sede do CTG "Sentinela da Fronteira". A Feira do Melado, realizada em agosto, é considerada uma das maiores feiras do Sudoeste. A média de público é de 80 mil. O evento inclui shows nacionais. É uma vitrine para os agricultores familiares e seus produtos, principalmente aqueles baseados na cana de açúcar.




Capanema tem esse nome, em homenagem ao engenheiro Guilherme Schüch, o barão de Capanema, mineiro de Ouro Preto, que atuou na divergência entre Brasil e Argentina na região da Palmas. Em 5 de fevereiro de 1885, por mediação do presidente Stephen Grover Cleveland dos Estados Unidos, a região de conflito entre a Argentina e o Brasil, passou a pertencer definitivamente ao território brasileiro. O aglomerado urbano começou a se formar por volta de 1950 com famílias de origem alemã e italiana oriundas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.




No centro de Capanema, três esculturas representam o "memorial dos colonizadores". O cavaleiro simboliza o desbravador, a figura feminina à semeadora e a figura masculina o produtor de melado característico do município.




Capanema tem agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil e mais uma instituição privada. A cidade conta com duas emissoras de rádio. O aniversário é comemorado no dia 14 de novembro. Uma das atrações nas festividades é a final do Festival de Interpretação de Música. O festival acontece em etapas ao longo do ano. Geralmente são 3 dias de festa.




A "Rua Coberta" na área central é um ponto de encontro dos moradores de Capanema. No local acontece a Feira do Produtor Rural. Assim os pequenos agricultores podem vender seus produtos mesmo com chuva.




Na prefeitura de Capanema cerca de 80 empresas estão cadastradas como indústrias. Uma das grandes empresas é a Difrangos (antiga Diplomata). Gera perto de 1.200 empregos. O município tem mais de 130 aviários. Em toda a cidade são 590 empresas comerciais e de prestação de serviços. O maior espaço agrícola é com soja. São 16 mil e 200 hectares. A cana, destaque nos eventos, tem só 80 hectares de plantio, menos que o fumo (85 ha) e feijão (350 ha).




Na área urbana Capanema tem 5.410 imóveis residenciais. Na área rural são mais 2.400. Todos os estados brasileiros são homenageados com nomes de ruas e avenidas. Entre as instituições de ensino, um dos destaques é a Faculdade Iguaçu. Foi credenciada em 2004 e passou a funcionar em 2005. Oferece cursos presenciais de administração, pedagogia e sistemas de informação, além de outros pelo sistema à distância. Capanema também tem o campus do Instituto Federal do Paraná.




A Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração pertence a Diocese de Francisco Beltrão. Uma das grandes reivindicações das lideranças de Capanema é a reabertura da Estrada do Colono, ligando a cidade com Serranópolis do Iguaçu, o que encurtaria em mais de 100 quilômetros a ligação com vários municípios do Oeste, incluindo Foz do Iguaçu.




[ voltar ]