15/6/2020 - CANTAGALO -

Cantagalo: pousada dos tropeiros



Cantagalo é um município da região de Guarapuava. Tem 13 mil 317 habitantes. Trinta por cento da população mora na área rural. Está localizado a 280 quilômetros de Campo Mourão. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 96 por cento. Em economia ocupa a posição 367 entre os 399 municípios do Paraná. Apenas 30 por cento da cidade tem rede de esgoto.




Uma curiosidade de Cantagalo, é que lá, o IPTU não é cobrado no começo do ano como na maior parte das cidades brasileiras. As parcelas do IPTU vencem nos meses de setembro, outubro e novembro. Fica mais fácil de pagar, pois não acumula com as prestações dos presentes de Natal, IPVA e compra de material escolar. Na foto acima, o prédio da prefeitura.




O aniversário de Cantagalo é comemorado em 12 de maio. As festividades incluem a "Expogalo". Existe uma ideia em transferir a festa e a exposição para o mês de julho visando a junção com a tradicional Festa do Agricultor e Festival de Música "Femusca". Essa união aconteceria a partir de 2020, mas foi abortada por causa da pandemia do coronavírus que provocou o cancelamento de todos os eventos no município. Na área rural tem pista de motocross pertencente ao moto clube da cidade.




No perímetro urbano, Cantagalo tem cerca de 3.100 imóveis residenciais e 300 empresas nas áreas comercial e de prestação de serviços. No cadastro da prefeitura, 46 firmas são consideradas como indústrias. A cidade tem agência do Banco do Brasil e uma instituição bancária privada. Uma emissora de rádio FM opera na cidade.




A principal atividade agrícola em Cantagalo é a soja com 18 mil hectares. O milho ocupa 3.200 ha, feijão 1.380 ha e trigo 670 ha. A cidade conta com entreposto da Coamo Agroindustrial Cooperativa.




Cantagalo teve início com os tropeiros que seguiam até a região de Ponta Grossa e ali fizeram pousada. Durante muito tempo o povoado não evoluiu. O surgimento das primeiras casas e empresas comerciais começou por volta de 1950 com a chegada principalmente de famílias italianas oriundas do Rio Grande do Sul e Santa Catarna. Até 1981 foi distrito de Guarapuava. O nome tem duas versões. A primeira é que nas frias madrugadas de inverno, os tropeiros escutavam cantigas de galo. Outra é que os tropeiros cantarolavam e apreciavam a melodia sertaneja denominada "Cantiga de Galo".




A Paróquia Imaculada Conceição pertence a Diocese de Guarapuava. A cidade também conta com a Igreja São José do Rito Ucraniano.




[ voltar ]