15/6/2020 - SANTO ANTÔNIO DO SUDOESTE -

Santo Antônio do Sudoeste: cidade de confecções e vários eventos



Pela estimativa feita pelo IBGE em 2019, o município tem 20 mil 166 habitantes, ocupando a posição 94 no Paraná. A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 97 por cento. Em economia dentro do Paraná, figura na posição 222. Quase 80 por cento da cidade conta com rede coletora de esgoto. A cidade está localizada a 339 quilômetros de Campo Mourão.




O povoado que originou Santo Antônio do Sudoeste, começou a ser formado em 1912, com a chegada de um grupo de colonos atraídos pela produção de erva-mate. Até 1920, uma empresa argentina chamada Pastoriza, atuou na localidade conseguindo grandes lucros com o chá. A localidade passou a receber agricultores de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Até 1951, foi distrito de Clevelândia. A denominação "Sudoeste", só foi acrescentada em 1966. O nome Santo Antônio, é homenagem à igreja, mas também era o nome do filho de Don Luca Ferreira, o primeiro morador da comunidade, que batizou o local.




O aniversário do município é comemorado no dia 14 de novembro. A cidade conta com vários eventos e festas. Uma delas é Festa da Amizade, realizada em novembro no Centro de Eventos Albino Carminatti, para brindar a união na fronteira. Santo Antônio do Sudoeste faz divisa com a Argentina. Esse evento tem Mostra do Empreendedor, Feira do Jepp, e apresentações culturais com destaque para danças ucranianas. Outro evento é o Festival Nacional da Canção (FestSanto) realizado no período do aniversário. Ainda tem a Cavalgada da Integração, Carnaval e Espetáculo Natalino. A cidade conta com Banda Marcial com 65 integrantes.








Uma das grandes atrações em São Antônio do Sudoeste é o Museu Municipal, localizado no centro da cidade. Foi criado em 1981 e reúne objetos, fotografias e documentos que retratam a colonização da região. Possui uma grande variedade em artesanato.




Santo Antônio do Sudoeste tem 4 agências bancárias, entre elas Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Conta com duas emissoras de rádio. Na área urbana são quase 5 mil e 700 imóveis residenciais. Na área rural mais de 1.500. A cidade tem cerca de 600 empresas comerciais e 113 firmas estão cadastradas na prefeitura como indústrias. Várias delas é dedicada a fabricação de confecções.




A agricultura é dominada pelas plantações de soja que ocupam 13.500 hectares. O milho é plantado em apenas 2 mil ha. O município tem grande diversificação com plantios de aveia, feijão, fumo, mandioca, melância, tomate, erva-mate e uva. Destaque também para a produção de frangos.




A cidade é "grudada" com o perímetro urbano de San Antonio na Argentina. Para cruzar a fronteira é preciso passar pela Receita Federal. A divisa é o Rio Santo Antônio. A principal via da cidade é a Avenida Brasil. Tem cerca de 4 quilômetros e corta toda a cidade.




[ voltar ]