14/6/2020 - BELA VISTA DA CAROBA -

Bela Vista da Caroba: surgiu após enfrentamentos



A cidade de Bela Vista da Caroba, está localizada a 313 quilômetros de Campo Mourão, e integra a região de Francisco Beltrão. O município tem apenas 3.945 habitantes, dos quais 2.904 residem na área rural. A taxa de escolarização é de 99,5 por cento, uma das mais altas do Paraná. Em economia figura na posição 366 entre os 399 municípios paranaenses. Apenas 2 por cento da cidade conta com rede de esgoto.




Bela Vista da Caroba começou a surgir por volta de 1950 com a chegada das primeiras famílias oriundas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No início foram vários problemas envolvendo uma colonizadora que contratou jagunços para pressionar os habitantes a deixarem o local ou que comprassem os imóveis. Nos confrontos, vários colonos morreram principalmente entre os anos de 1951 e 1952. Os problemas ocorriam porque as famílias chegavam e faziam elas mesmas a divisão das terras. Em 1961 Bela Vista passou a ser Distrito de Pérola Do Oeste. A primeira eleição para prefeito ocorreu em 1996.




O aniversário do município é comemorado no dia 21 de novembro e celebrado com desfile. Também no município existem atividades relacionadas a Semana Farroupilha, evento tradicional no Rio Grande do Sul, que sempre é regada com churrascado e cavalgada. O município também conta com banda municipal formada por crianças e jovens. Caroba é uma árvore de porte médio. O nome indígena significa "mato amargo".




Bela Vista da Caroba tem uma agência bancária no sistema de cooperativa de crédito. Não existe emisso de rádio na cidade.




A área urbana de Bela Vista da Caroba tem apenas 651 imóveis residenciais. Outros 750 estão na área rural. A cidade conta com 72 empresas comerciais e de prestação de serviços e 6 que no cadastro da prefeitura são consideradas como indústrias.




Na agricultura o município de Bela Vista da Caroba se destaca na produção de soja com 4.500 hectares. Depois aparecem o trigo com 3 mil hectares e milho respondendo por 1.050 ha. Possui rebanho bovino estimado em 15 mil cabeças. O município possui o Laticínios Sudoeste, que fabrica entre outros produtos a Manteiga Litoral. O Moinho Zortea produz a canjica que leva o nome da empresa.




O nome da principal avenida da cidade é "Rio Grande do Sul". Bela Vista da Caroba não é daquele tipo de cidade em que você está na rodovia e passa por ela ou perto dela. No trecho entre Planalto e Realeza na PR-282 é preciso acessar uma estrada municipal que é asfaltada, mas é bem estreita e percorrer 15 quilômetros.




Bela Vista da Caroba possui um estádio caprichado. Alias, a cidade é bem pequena, mas bem arrumada e bonita. A cooperativa que atua por lá é a Coagro, cuja sede é Capanema.




A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, é unida com a da vizinha cidade de Pérola do Oeste.



[ voltar ]