10/11/2021 - PINHAL DE SÃO BENTO -

Pinhal de São Bento: área urbana só tem 500 residências



A cidade de Pinhal de São Bento, integra a região de Francisdo Beltrão e está localizada a 323 quilômetros de Campo Mourão. Pelo censo do IBGE, realizado em 2010, o município tinha 2.625 habitantes, dos quais, mais da metade (1.459), morando na área rural. Na estimativa de 2021, a população cresceu para 2.742 moradores. A taxa de escolarização é de 99,6 por cento, uma das mais altas do Paraná. Em PIB per capita ocupa a posição 363 entre os 399 municípios paranaenses. Vinte por cento da cidade conta com rede de esgoto.




Nos anos 40, o território começou a ser ocupado com o surgimento de uma colônia agrícola. O nome Pinhal surgiu a partir da primeira denominação da localidade: Pinhal dos Rutes. Era uma comunidade religiosa que tinha como líder um curandeiro. A comunidade vivia de pesca, caça, ervas e algumas produções de subsistência e não vendiam seus produtos por dinheiro, era realizada a troca de mercadorias. Até 1990, foi distrito de Santo Antônio do Sudoeste, e elegeu o primeiro prefeito em 1992.




Quem nasce em Pinhal de São Bento é denominado de "pinhalense". O aniversário do município é comemorado no dia 10 de novembro. As festividades são marcadas pelo Festival de Música Sertaneja "Canta Pinhal". O festival é aberto a calouros de todo o Brasil. Outra atração é a Feira de Artesanato, shows e a Festa do Leitão Assado. Um dos esportes mais praticados é a bocha e tem até campeonato municipal da modalidade. Outro campeonato é o de futebol suíço.




Pinhal de São Bento não possui agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.




A área urbana de Pinhal de São Bento tem apenas 500 imóveis residenciais. Outros 450 estão na área rural. A cidade conta com 46 empresas comerciais e de prestação de serviços e 8 indústrias. Entre as principais empresas está o Laticínios São Bento.




Na agricultura o município de Pinhal de São Bento tem 1.900 hectares com soja. Depois aparecem o milho com 950 hectares e trigo com 500 ha. Possui rebanho bovino estimado em 14 mil cabeças.




O nome da principal avenida da cidade é "Doutor Goves". Pinhal de São Bento não é daquele tipo de cidade em que você está na rodovia e passa por ela ou perto dela. No trecho entre Santo Antonio do Sudoeste e Ampére na PR-481, é preciso acessar uma estrada municipal à direita que é asfaltada e percorrer 13 quilômetros.




Pinhal de São Bento possui um estádio caprichado. Alias, a cidade é bem pequena, mas bem cuidada e bonita. A cooperativa que atua por lá é a Coagro, cuja sede é Capanema. Durante o período natalino as crianças se reunem no estádio para receber presentes.




No rito religioso católico, o município pertence a Diocese de Palmas/Francisco Beltrão, mas a localidade ainda não foi elevada à condição de Paróquia (2021). A capela São Roque integra a paróquia de Ampére.


[ voltar ]