15/6/2020 - ÂNGULO -

Ângulo: 100 por cento das crianças são alfabetizadas



De Maringá até a cidade de Ângulo são apenas 32 quilômetros, mas a Paróquia pertence a diocese de Apucarana que fica a 80 quilômetros. A igreja São João Batista é simples, porém tem um charme especial com sua torre dos sinos e o contraste das cores.

A área pertencia a empresa Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná, que fundou Londrina, Maringá, Cianorte, Umuarama entre outras, mas em 1946, três investidores da Rússia vieram ao Brasil e compraram as terras para o plantio de café. O local foi batizado de Fazenda Dois Irmãos.

O nome "Ângulo" foi escolhido por um dos russos ao analisar a configuração das estradas próximas. Passou a distrito em 1961 e em 1992 elegeu o primeiro prefeito, sendo elevado a município em janeiro de 93, desmembrando-se de Iguaraçu.




A área mais central da cidade tem uma rotatória enorme com mais de 5 mil metros quadrados e 75 metros de circunferência. Alí desembocam nada mais nada menos do que seis avenidas, duas delas prolongamentos de rodovias. (A título de curiosidade, Maringá tem na Zona 5, uma rotatória com 200 metros de circunferência, maior que as praças Getúlio Vargas e São José de Campo Mourão, juntas. ).

Ângulo tem 2.974 moradores. Em educação é o primeiro do Paraná com a alfabetização de 100 por cento das crianças de 6 a 14 anos. Na economia ocupa a posição 130 entre os 399 municípios paranaenses.




Ângulo tem uma grande criação de frangos e na agricultura as maiores áreas são com soja e milho. O setor industrial tem pouca influência na geração de empregos e na economia do município. Na cidade são 1.028 imóveis cadastrados (2017) e na área rural outros 190 (2017). O município não conta com atrações turísticas oficiais.




[ voltar ]