15/6/2020 - SÃO PEDRO DO PARANÁ -

São Pedro do Paraná: praias de água doce para descanso e lazer



À primeira vista, a cidade de São Pedro do Paraná, parece como qualquer outra do seu porte. Mas o forte do município com 2.491 moradores está na área rural denominada de Porto São Pedro, um balneário de água doce formado pelo Rio Paraná. São Pedro do Paraná está localizado a 210 quilômetros de Campo Mourão. Em população ocupa a posição 387 entre os 399 municípios paranaenses.




Como dissemos, São Pedro do Paraná, é uma cidade turística do Paraná. Margeando a rodovia que faz ligação com Porto Rico, existem vários condomínios com residências de alto padrão. Lá mora por exemplo, o bicampeão brasileiro dos Jogos Pan Americanos, o maratonista Vanderlei Cordeiro.




A área que abrange o Porto de São Pedro tem ilhas e praias de água doce. Uma delas é a Ilha da Barra – popularmente conhecida como Óleo Cru.





A IMAGEM ACIMA MOSTRA PORTO SÃO PEDRO, distrito de São Pedro do Paraná. No município a taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 100 por cento. Em economia figura na posição 185 do Paraná. A rede de esgoto não atinge 5 por cento.




A área urbana de São Pedro do Paraná, não é banhada pelo Rio Paraná, porém 18 quilômetros de sua área rural faz divisa com este rio, atraindo pescadores de todo o Brasil. E, se no perímetro urbano não existe a beleza do Rio Paraná, a cidade conta com uma bela área de lazer com lago artificial

Até 1964 foi distrito de Loanda.




A Paróquia é denominada de São Pedro, porém são duas festas religiosas. A de São Pedro em junho e de São José Operário em março. O município comemora o aniversário em dezembro, mas em agosto acontece o Campeonato de Pesca ao Jaú. A festa do reveillon ocorre no Porto São Pedro com shows nacionais.




Parece que por lá a areia é "sagrada". Além de oferecer lazer, a principal atividade econômica é a extração de areia do Rio do Paraná. O produto é transportado por esteiras suspensas, preservando uma faixa de 500 metros do rio.



[ voltar ]