20/6/2020 - IVATUBA -

Cidade que tem Universidade Adventista



Ivatuba de apenas 2.796 habitantes (870 na área rural), está localizada a 82 quilômetros de Campo Mourão e a 32 de Maringá. As primeiras casas foram construídas por volta de 1949, assim que o loteamento foi lançado pela empresa Grasso e Mazzucco. Em 1951, já funcionava a primeira cerâmica. Até 1961 foi distrito de Maringá. O nome Ivatuba significa "pomar" na lingua tupi.


Ivatuba tem hospital municipal. Conta centro cultural em bonito prédio.

Casas de madeiras bem conservadas ao lado de residência modernas.

Talvez por estar muito perto de Maringá, e não ter pedágio (praça fica antes em Floresta), a cidade não dispõe de muitas empresas e bancos. De Ivatuba até a PR-317, são 19 quilômetros, e dalí mais 13 está em Maringá.




Ivatuba, é destaque pela qualidade de ensino nas escolas da rede estadual, ficando em 1° lugar do Paraná no índice de avaliação do MEC, em 2007. É sede do Instituto Adventista Paranaense (foto acima),



Tendo o Rio Ivaí, bem pertinho, Ivatuba tem vários condomínios em formato de chácaras. Famílias moram alí, às margens do rio, ou construiram moradias para lazer. São casas de alto e médio padrão.



Embora fique em uma área rural, o acesso é todo pavimentado com pedras (paralelepípedo), ou seja pode chover, que você vai passar.



Ivatuba é sede do Instituto Adventista Paranaense (IAP), uma universidade com vários cursos superiores.




O Instituto está localizado na área rural. Prédios modernos, uma igreja e extensa área de bosques e plantações.






No local moram professores e estudantes em acomodações apropriadas. O Instituto tem a Orquestra de Sinos que faz apresentações pelo Paraná.

[ voltar ]