16/5/2021 - IVATUBA -

Ivatuba: município que tem Universidade Adventista



Ivatuba é uma cidade localizada a 83 quilômetros de Campo Mourão e distante 43 km de Maringá. Pertence a microrregião de Floraí. O município está entre os 30 menores do Paraná. Tem 3.279 habitantes, dos quais cerca de 2.500 moram na área urbana.




As primeiras casas foram construídas por volta de 1949, assim que o loteamento foi lançado pela empresa Grasso e Mazzucco. Em 1951, já funcionava a primeira cerâmica. Até 1961 foi distrito de Maringá. O nome Ivatuba significa "pomar" na lingua tupi. Quem nasce ou mora em Ivatuba é denominado de "ivatubense". O aniversário é comemorado no dia 18 de novembro.




Em PIB per capita, Ivatuba está na posição 126 entre os 399 municípios do Paraná. Tem cerca de 100 empresas comerciais e de prestação de serviços. Dez firmas estão cadastradas como sendo do setor industrial. Não conta com agências da Caixa ou do Banco do Brasil e não possui emissora de rádio. A cidade é atendida por hospital municipal e 40 por cento do perímetro urbano é servido por rede coletora de esgoto.




A principal atividade econômica de Ivatuba é a agricultura. O município planta 8 mil e 300 hectares com soja e 8 mil 260 hectares de milho. O rebanho bovino é de apenas 250 cabeças. É comum que agricultores guardem maquinários como tratores em suas casas na área urbana. Eles instalam barracões ao lado das residências. É a garagem dos equipamentos. Os produtores são atendidos por uma unidade da Cocamar Agroindustrial.




Ivatuba conta com um moderno Centro Cultural. A história do município é relatada no livro Ivatuba: história, memória e tradição paranaense. Elaborado pelos professores João Paulo Pacheco e Sandra Pelegrine, a obra retrada o surgimento da cidade e a crise enfrentada com a geada de 1975. Na área urbana muitas residências de madeira construidas principalmente nos anos 60, se misturam com casas modernas.




Ivatuba é destaque pela qualidade de ensino nas escolas da redes municipal e estadual, ocupando no Paraná, as primeiras posições nas avaliações feitas pelo Ministério da Educação. A taxa de escolarização de crianças entre 6 a 14 anos é de 99,2 por cento.



Tendo o Rio Ivaí, bem pertinho, Ivatuba tem vários condomínios em formato de chácaras. Famílias moram alí, às margens do rio, ou construiram moradias para lazer. São casas de alto e médio padrão.




Ivatuba é sede do Instituto Adventista Paranaense (IAP), uma universidade com vários cursos superiores. Está localizado a 15 quilômetros do centro da cidade e a 7 km da PR-317 que liga Campo Mourão a Maringá.




O complexo educacional Adventista situa-se na área rural e é dotado de prédios modernos, igreja e extensa área de bosques e plantações. Além dos cursos de gradução oferece ensino infantil, fundamental e médio.






No local moram professores e estudantes em acomodações apropriadas. O Instituto tem a Orquestra de Sinos que faz apresentações pelo Paraná.




A Paróquia Nossa Senhora do Rocio pertence a Arquidiocese de Maringá. O templo está situado bem ao centro da Praça 15 de Novembro.

[ voltar ]