15/6/2020 - LOBATO -

Lobato: sede da Líder Alimentos



Lobato está localizada a 150 quilômetros de Campo Mourão e a 59 quilômetros de Maringá. A população é de 4.755 moradores. Ocupa a posição 322 entre os 399 municípios do Paraná. Em 26 por cento das residências o salário médio por pessoa é de meio salário mínimo. De uma forma geral o salário médio é de 2,3 salários. Em riqueza está na posição 79 no Paraná. Mais de 90 por cento da cidade tem rede de esgoto. A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 99 por cento.




Lobato começou a ser formada em 1948 pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, a mesma de Maringá, Londrina, Cianorte e Umuarama. O nome foi em homenagem ao escritor brasileiro Monteiro Lobato. Lobato não chegou a ser elevado Distrito, tendo sido promovido diretamente a condição de município emancipado de Astorga, em 31 de julho de 1.956.




Em Lobato a maior área agrícola é destinada a cana-de-açúcar. Na sequência estão soja e milho. Destaque também para a produção de leite. A cidade conta com agência do Banco do Brasil. Lobato tem 1.671 moradias na área urbana e 170 na área rura. O município tem 38 indústrias e 129 empresas nas áreas comercial e de prestação de serviços. A cidade não tem emissora de rádio.

FOTO: Lobato é sede da indústria Líder, que atua na produção de leite de caixinha, achocolatados e outras bebidas.




O prato típico de Lobato é a Leitoa no Tacho. A festa acontece em agosto durante os festejos de aniversário do município. Em abril tem a Festa do Peão (a cidade tem uma área exclusiva para rodeios).

FOTO: Paróquia Sagrado Coração de Jesus.




[ voltar ]