15/6/2020 - MERCEDES -

Mercedes: bem vindo à terra da cuca



Em Mercedes, a 256 quilômetros de Campo Mourão, na divisa com o Paraguai, a população saboreia mais uma deliciosa cuca do que o tradicional pão frances. As padarias estão repletas delas com os mais diferentes sabores. Lá o bolo inspirado na cozinha alemã, é servido no café, almoço e até no jantar. E em qualquer festa, a cuca não pode faltar.




Mercedes que tem como padroeira, Nossa Senhora Aparecida, tem 5 mil 493 habitantes. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de quase 100 por cento, ficando entre as 20 melhores do Paraná. Apenas 15 por cento da cidade tem rede de esgoto.




Na avenida João XXIII, a principal da cidade, tem ciclovia. Até 1992, Mercedes foi distrito de Marechal Cândido Rondon. Em 93, elegeu o primeiro prefeito.




A imagem da foto acima é da prefeitura de Mercedes. Parece um daqueles prédios governamentais dos Estados Unidos.




O que mais se planta por lá é soja e milho. Metade da população mora na cidade e a outra na área rural. A área urbana tem cerca de 900 casas.




O parque da cidade tem wi-fi de graça através da chamada árvore digital (canto esquerdo da foto). A energia é captada pela luz solar. Você também carrega o celular.

Mercedes tem 25 pequenas indústrias, a maioria de alimentos e bebidas alcoólicas. Conta com 64 estabelecimentos comerciais e agência do Banco do Brasil.




[ voltar ]