8/9/2021 - MARIPÁ -

Maripá: cidade das orquídeas, peixe e arrancadão de tratores



A cidade de Maripá está localizada a 182 quilômetros de Campo Mourão. Integra a microrregião de Toledo. O nome é a abreviação de Madeireira Rio Paraná, colonizadora que também fundou as cidades de Toledo e Marechal Cândido Rondon. Quem nasce ou mora no município é chamado de "maripaense". O portal indica que a cidade é a terra das orquídeas, dos peixes e do "arrancadão de tratores".




Pelo censo realizado em 2010, Maripá estava com 5.684 habitantes, dos quais 2.422 residindo na área rural. Na estimativa feita em 2021, a quantidade de moradores caiu para 5.562. A média salarial de 2,6 mínimos mensais é a 14ª do Paraná. A taxa de escolaridade de crianças de 6 a 14 anos é de 99,6 por cento. Em PIB per capita ocupa a 20ª posição no Estado. Apesar da riqueza, apenas 30 por cento dos imóveis urbanos possuem rede coletora de esgoto. Nas duas visitas que fizemos (2019 e 2021), percebemos uma cidade limpa e bem cuidada.




Não é a toa que Maripá é conhecida como "Cidade das Orquídeas". Basta um pequeno passeio e você se depara com o cultivo em troncos de árvores localizadas nas calçadas. A iniciativa surgiu em 1993. A professora Zíria Dalchiavon, era uma das responsáveis pela organização do Desfile de 7 de Setembro, e para enfeitar o trajeto decidiu plantar as orquídeas. Foi um sucesso. A população gostou e passou a fazer o mesmo em frente às residências e na área rural. Em 1997, foi aprovada uma lei municipal concedendo à Maripá, o título de "Cidade das Orquídeas".




Em Maripá, uma das maiores cultivadoras de plantas exóticas é Lilian Szimanski, casada, proprietária do Orquidário Raio de Sol, localizado na área rural. Com os pais de origem alemã, Szimanski, chegou ao Paraná quando tinha apenas 6 anos. Eles moravam em Arroio do Meio no Rio Grande do Sul. Ao longo dos anos ela foi ampliando a variedade de plantas.




O orquidário da Dona Lilian é um dos responsáveis pela ornamentação de Maripá durante os festejos de aniversário, quando acontece a tradicional Festa das Orquídeas. Além das orquídeas, o espaço é recheado de plantas ornamentais. Lilian diz que esse tipo de planta é especial para ambientes internos e podem usar vários tipos de vasos e até em jardins de inverno. Mas ela faz um alerta. Nem todas as plantas são indicadas para ambientes fechados.




Dona Lilian vende no local, participa de feiras e exposições e a família tem uma loja em Marechal Cândido Rondon, que é especializada na venda das plantas produzidas em Maripá. Atualmente além das orquídeas, é grande a procura por suculentas, rosas do deserto e cactus.




E esse negócio de orquídea em Maripá contagiou mesmo a população. Retornando do Orquidário Raio de Sol, é normal na área rural, se deparar com a planta sendo cultivada nos troncos das árvores. Elas crescem grudadas nas árvores, mas não "sugam" seus nutrientes, ou seja, não é considerada uma parasita. Mas é claro tem uma técnica especial para fazer isso.




A prefeitura de Maripá, organiza dois grandes eventos anuais. O aniversário é comemorado no dia 17 de abril, mas as principais festas como a das Orquídeas e do Peixe, são realizadas no mês de agosto. Atraem pessoas de várias cidades brasileiras e até de outros países. De forma paralela tem venda de produtos coloniais, praça de alimentação e exposição da industria e comércio. O prato típico é a carpa assada, desossada e recheada na grelha. No segundo domingo de agosto tem Festa do Costelão no distrito de Pérola Independente. Em abril, no aniversário também são realizados eventos, entre eles o Arrancadão de Tratores, shows e exposição de flores.




O Centro de Eventos de Maripa é grande e moderno. Durante nossa visita (agosto 2021), estava fechado. É o palco da Festas da Orquídea e do Peixe. Tem uma pista asfaltada com quase 400 metros de comprimento para o arrancadão de tratores. O arrancadão é realizado em abril durante os festejos de aniversário do município. O primeiro arrancadão em 1990, aconteceu em uma avenida da cidade. Hoje a competição é oficializada pela Federação Paranaense de Automobilismo e inclui provas noturnas e outras manobras com os veículos. O espaço ainda conta com pavilhões de exposição e gastronômico.




Maripá possui três áreas de lazer. Uma delas é a Praça Municipal, também conhecida como "Praça das Orquídeas". Está localizada em frente a Igreja Matriz. É bem arborizada e com orquídeas nos troncos das árvores. Local onde os pais levam os filhos para brincar no parquinho. No espaço funciona a Casa do Artesão. Assim é possível comprar lembranças e produtos coloniais fabricados no município. Para o período natalino fica toda enfeitada com luzes e bonecos.




A 1 quilômetro da Praça Municipal foi instalada uma área de lazer e prática de esportes.




A outra área de lazer em Maripá é o Parque Municipal "Lani Bento Maria". Um enfeite no local é um relógio digital que também apresenta notícias. A exemplo das demais áreas de lazer, possui brinquedos para as crianças, academia de ginástica e pista de caminhadas com iluminação. Dependendo da época tem torneio de pesca. O nome é em homenagem a uma pioneira, empresária do setor madeireiro, que chegou em 1966, ao então distrito. Foi uma das fundadoras da Associação Comercial e Industrial e participou de várias entidades. O Parque é relativamente novo. Foi inaugurado em 2017.




Além das orquídeas, Maripá é destaque nacional pela produção agrícola e produção de frangos e peixes. A cultura da soja é cultivada em 22 mil 580 ha. O milho ocupa 21.000 ha. O município conta com 210 empresas comerciais e de prestação de serviços, além de 40 indústrias. Entre as empresas de destaque estão: C.Vale, I.Riedi, Agrifirm, Latícinios Lacto e Cassava (líder nacional na produção de amido de mandioca). A cidade é beneficiada com agência do Banco do Brasil, mas não tem Caixa Econômica Federal.




Maripá tem um projeto de inclusão digital para pessoas da terceira idade. O comércio realiza campanhas de premiação em datas especiais incluindo sorteio de motocicletas e automóvel. No setor esportivo um dos eventos mais movimentados é o Campeonato Municipal de Futebol. O estádio tem iluminação. Na área urbana, Maripá tem cerca de 1.650 imóveis residenciais. Outras 900 moradias estão na zona rural.




Maripá pode se considerar meio argentina, inglesa e alemã. É que a Madeireira Rio Paraná, que fundou a comunidade e também cidades daquela região, como Toledo e Marechal Cândido Rondon, tinha sua sede em Buenos Aires (Madeira Del Alto Paraná). A princípio resolveu investir no Oeste do Paraná, a fim de madeira e erva-mate. Ao longo dos anos a companhia fez parcerias com empresários ingleses e alemães e acabou sendo comprada por Willy Barth, que em 1953, fundou e colonizou a Vila Maripá. Até 1990 foi distrito de Toledo, Guaíra e Palotina.

CURIOSIDADE: No ano de 2021, em um terreno localizado perto da Câmara dos Vereadores, a prefeitura de Maripá instalou o "Bosque da Vida". A cada nascimento de uma criança, a família planta uma árvore no local.




A Paróquia Nossa Senhora de Fátima pertence a Diocese de Toledo. Também é forte a presença de fiéis luteranos. Tanto é assim que além do feriado municipal da padroeira (13 de maio), existe o feriado da Reforma Luterana (31 de outubro).


[ voltar ]