18/11/2020 - QUATRO PONTES -

Quatro Pontes: pequena Alemanha no Oeste do Paraná



Quatro Pontes, é uma cidade com ruas e avenidas praticamente planas, localizada a 208 quilômetros de Campo Mourão (via Goioerê) e a 75 km de Cascavel. O principal destaque da cidade é o estilo alemão em muitas residencias, prédios públicos e algumas empresas. Na Rua Bagé, principal entrada da cidade, para quem segue de Toledo com destino a Marechal Cândido Rondon (pista em duplicação), o grande portal já faz referência à colônia alemã.




Seguindo cerca de 2 quilômetros e meio pela mesma rodovia entre Toledo a Marechal, existe outra entrada para Quatro Pontes, e mais um portal simpático com os dizeres "Que bom ter você aqui". Essa entrada é a que dá acesso a Avenida Presidente Epitácio, a principal da cidade.




Pelo Censo do IBGE realizado em 2010, Quatro Pontes tem 3.803 moradores, e pela estimativa de 2020, está com 4.029 habitantes. Embora esteja entre os 45 municípios com melhores salários no Paraná e entre os 50 em PIB per capita, a localidade foi incluída naquela proposta para deixar de ser município, porque tem menos de 5 mil habitantes. Seria um absurdo, uma vez que Quatro Pontes é mais rica que muitos municípios com até 20 mil habitantes ou superior.




A imagem acima é da Escola Municipal "Dona Leopoldina". O estabelecimento mantido pela prefeitura também segue o conceito de "construção alemã". Em Quatro Pontes, a taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 99,2 por cento, o que coloca o município entre os 50 dos 399 municípios do Paraná. O que falta na cidade é rede coletora de esgoto. Apenas 22 por cento da área urbana conta com o benefício.




O Centro de Eventos em Quatro Barras é grande e bem estruturado. A cidade só possui uma agência bancária que é a do Banco do Brasil. Não tem emissora de rádio.




No setor industrial, Quatro Pontes tem cerca de 60 indústrias, algumas delas de grande porte, incluindo dois moinhos. O principal parque industrial está localizado na saída para Toledo. Uma das empresas instaladas no local é a Cia Lorenz, que produz 600 toneladas por dia de fécula modificada e que é exportada para vários países. Além disso o município conta com algumas cerâmicas. Outra grande empresa que tem atividades em Quatro Pontes é a Cargill, que opera com a produção de rações para leitões.




Em prédio estiloso, a prefeitura de Quatro Pontes fica em frente a principal praça da cidade. O aniversário do município é comemorado em 13 de setembro. As festividades são realizadas por vários dias com atividades acontecendo na praça, centro cultural e no centro de eventos. O prato típico é o "Leitão à Quatro Pontes". Durante o período natalino tem cantata de Natal, trenzinho e na virada do ano show com fogos de artifício.




O ponto de encontro dos moradores de Quatro Pontes é a Praça Cristo Rei. Está situada entre a prefeitura e a igreja matriz. Além do belo chafariz a praça é dotada de quadras esportivas e de parque para as crianças. Tem sanitários e bebedouros. Ainda para lazer existe o Clube Campestre e Ginásio de Esportes.




Em 2020, a Avenida Santa Maria, ganhou a chamada "Rua Coberta". Foi construida no trecho entre a praça principal e a igreja matriz. O local é utilizado para eventos culturais e até pequenas feiras e exposições. Em Quatro Pontes a maior parte das ruas e avenidas são denominadas com nomes de cidades ou personalidades do Rio Grande do Sul.




Quatro Pontes tem 160 empresas comerciais e de prestação de serviços. A Associação Comercial e Industrial entrou em atividades em 1992, dois anos após a emancipação. Funcionava nas dependências da prefeitura. O prédio atual foi inaugurado em 2007, em terreno doado pelo município. A exemplo de outras cidades, o comércio realiza o "Natal Premiado". Geralmente os prêmios são de vale compras, incluindo alguns de 3.500 reais.




Quatro Pontes tem cerca de 1.200 imóveis residenciais na área urbana e outros 450 na área rural. Um detalhe curioso é que em muitas residencias não existem muros ou cercas.




Quatro Pontes começou a ser formada nos anos 50 por iniciativa da Colonizadora e Madereira Rio Paraná S/A, também conhecida por Maripá. A empresa dividiu as terras em lotes para atrair colonos de origem alemã e italiana que estavam em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A principal atividade na época era a extração de madeira. O local foi elevado à condição de distrito de Toledo e mais tarde ficou sob a responsabilidade de Marechal Cândido Rondon. A emancipação veio em 1990 e a primeira eleição em 1992.




A principal atividade agrícola de Quatro Pontes é a cultura da soja com 7.680 hectares. A área com milho é de 5.950 hectares. Destaque para 11 milhões de litros de leite produzidos por ano. Pelo município estão espalhados vários açudes para a produção de carpa e tilápia.




A Paróquia Nossa Senhora da Glória, pertence a Diocese de Toledo. Estima-se que de cada 10 moradores 8 são alemães ou descendentes. A meta da prefeitura é passar Toledo em quantidade de estradas rurais asfaltadas.


[ voltar ]