8/1/2021 - LARANJAL -

Laranjal



Laranjal, está localizada a 151 quilômetros de Campo Mourão. O trecho tem 34 quilômetros sem asfalto a partir de Altamira do Paraná. Quem quiser evitar o trecho sem asfalto, precisa passar por Pitanga, o que aumenta a distância em quase 90 quilômetros. Passamos por esse trecho sem asfalto. A vista é bonita e a gente volta ao passado.


A cidade está localizada entre os municípios de Campina da Lagoa e Palmital. Pelo Censo de 2010 tinha 6 mil 360 habitantes. Na estimativa de 2020, caiu para 5.784. A taxa de alfabetização de crianças entre 6 a 14 anos é de 97 por cento. Só 2 por cento da cidade tem rede de esgoto.

O município pertence as regiões geográficas intermediária de Guarapuava e imediata de Pitanga. Até 1993 era distrito de Palmital.

O nome Laranjal, é em referência ao Ribeirão Laranjal.




Detalhe: de cada 10 moradores, 6 estão na zona rural. A Paróquia São Pedro, em Laranjal, pertence a diocese de Guarapuava.

A cidade começou a se formar por volta de 1958. Atualmente a atividade agropecuária é a principal do município.

Tem casa lotérica e correspondente do Banco do Brasil




Entre Altamira do Paraná a Laranjal não tem asfalto. São 34 quilômetros de estrada com muitas curvas e sobe e desce. O aniversário de Laranjal é comemorado em 9 de janeiro. O grande destaque é para o rebanho bovino com 78 mil cabeças. Por ser uma região muito acidentada a cultura da soja ocupa apenas 2 mil hectares.




Para trafegar pela estrada é preciso cuidado. Além de estreita e a possibilidade de se deparar com um veículo em sentido contrário, pessoas caminham pelo trecho. E é comum encontrar animais. A área urbana de Laranjal conta com cerca de 1.100 imóveis residenciais. A cidade tem 70 empresas comerciais e de prestação de serviços e 7 pequenas indústrias.

[ voltar ]