16/6/2020 - AMPÉRE -

Ampére: nome ligado a energia



Ampére, na região de Francisco Beltrão, Sudoeste do Estado, está localizada a 280 quilômetros de Campo Mourão. Tem 18 mil 989 habitantes. Está na posição 100 entre os 399 municípios do Paraná.

É sede da indústria de confecções Krindges, que atua na fabricação de roupas masculinas para o mercado varejista através de várias marcas, entre elas a Docthos e Guilherme Ludwer. Emprega mais de mil pessoas.




Em Ampére, a taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 99 por cento. O índice de mortalidade infantil é 7 por 1.000, um dos mais baixos do Paraná. Em torno de 60 por cento da cidade tem rede de esgoto.

A cidade tem vários prédios de 3 e 4 andares. Ruas bem sinalizadas. Conta com agências da Caixa, Banco do Brasil e Itaú






Ampére foi elevado à município em 1961. A colonização começou por famílias que deixaram Pato Branco e Francisco Beltrão. Outras vieram do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Moradores pioneiros, contaram que o nome da cidade surgiu de um grupo de pescadores, que em um rio que tem o nome da cidade, começaram a discutir quantos ampéres de energia seriam produzidos se no local fosse construída uma barragem.

A Paróquia é denominada de Santa Terezinha e Santo Agostinho. Pertence a diocese de Francisco Beltrão.




[ voltar ]