16/6/2020 - ARARUNA -

Araruna: cidade do "Porco na Mandioca"



Araruna está localizada a 23 quilômetros de Campo Mourão. Tem 13 mil 939 habitantes. Está na posição 146 entre os 399 municípios do Paraná. É a 112ª economia do Estado. Tem um dos menores índices de mortalidade do Paraná. A taxa de escolarização das crianças de 6 a 14 anos é de 99 por cento.




O município é conhecido como um dos que tem a maior área com o plantio de mandioca. Pode ser, mas quem domina mesmo é a soja. São 30 mil hectares com a oleaginosa e 5 mil com a raiz. Destaque também para o milho com 6.600 hectares e a grande produção de frangos.




Araruna é um dos poucos municípios paranaenses que nos últimos anos, embora pequeno, apresenta crescimento com aumento da população. Na área urbana são cerca de 4 mil e 700 residências (metade com rede de esgoto) e na área rural a Copel contabiliza quase 800 ligações de energia.




Araruna é uma cidade com poucas pessoas desempregadas graças ao setor industrial. A indústria de transformação emprega mais de 2.000 pessoas. Na área comercial e de prestação de serviços são gerados mais 1.200 empregos. Isso fora o setor agrícola.

FOTOS - Entre as empresas de destaque em Araruna estão: A.J Rorato (fabricante de móveis) e a Farinha Pinduca.




Os pioneiros de Araruna começaram a chegar por volta de 1940. As famílias se instalaram à margem da Estrada Boiadeira. A Inspetoria de Terras do Departamento de Geografia, Terras e Colonização do Estado, percebeu que o povoado estava progredindo e resolveu incluir no seu plano de urbanização a povoação. O nome "Araruna" foi escolhido em 1951 (ano em que foi elevado à distrito de Peabiru), por Sady Silva, funcionário do órgão. Virou município em abril de 1955 e tinha Cianorte como distrito. Cianorte foi emancipado no ano seguinte.




A área de terras onde se encontra o município de Araruna foi palco de inúmeras incursões castelhanas logo após o descobrimento do Brasil, já que, a partir deste período, os padres jesuítas fundaram e mantiveram por longo período suas famosas reduções. Um trecho onde se localiza a sede do município teria sido cortado por um dos ramais do Caminho do Peabiru, uma trilha pré-cabralina criada e utilizada por povos indígenas, que ligava o Chaco no Paraguai ao litoral brasileiro.




Em Araruna por onde você vai tem a chamada "Araraúna". Elas são destaques nas entradas da cidade. A Araraúna é a maior das araras e vice principalmente nos cerrados. Também é chamada de Arara Azul.




A paróquia Santo Antônio de Araruna foi criada em 1956. Até então estava sob a responsabilidade da paróquia de Peabiru.

Em Brasília, mora H. R. Hikes, escritor nascido em Araruna, filho de Eddy Samadhi.

O prato típico de Araruna é o "Porco na Mandioca", servido em novembro nos festejos do aniversário.




[ voltar ]