11/10/2020 - IPORÃ -

Iporã: cidade country e do handebol



Iporã está localizada a 156 quilômetros de Campo Mourão e a 61 km de Guaira. Tem 14 mil 981 habitantes. Em riqueza ocupa a posição 223 dos 399 municípios paranaenses. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 99 por cento e a cidade tem 23 por cento de rede de esgoto. Até 1961 foi distrito de Cruzeiro do Oeste. Milho e soja dominam a agricultura.




Iporã tem 4 mil 156 residências na área urbana e 1.317 na zona rural. Conta com 43 indústrias que empregam 691 pessoas. No comércio 173 empresas geram 618 vagas. Outros 855 empregos são oriundos da prestação de serviços. Possui agências do Banco do Brasil e Caixa Economica Federal e duas emissoras de rádio.

A cidade está ganhando uma unidade de processamento de frangos. É uma forma de contornar o fechamento da empresa Averama (Umuarama) que deixou muitos produtores e trabalhadores desamparados.




Iporã foi fundada pela SINOP (Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná). Nome de origem indígena, significa Àgua Boa.




Quem nasceu em Iporã, em 1989, é a jogadora de Handebol, Amanda de Andrade, campeã mundial pela seleção brasileira. Outro destaque do Handebol da cidade é Haniel que atua na França e foi convidado para atuar no Barcelona. O município tem tradição de muitos anos na modalidade.

Iporã tem várias indústrias de confecções de moda "country". É chamada de cidade country, e tem até uma festa chamada Iporã Country Fest, em outubro, mês do aniversário.

A Paróquia Santo Antonio, pertece a diocese de Umuarama.


Iporã: atualização



Na primeira vez que estivemos em Iporã no ano de 2019, a Igreja Matriz de Santo Antônio estava em reformas. No nosso retorno em janeiro de 2020, as obras estavam concluídas.




Em Iporã, existe a Câmara Mirim. Geralmente entre 50 e 60 alunos disputam 9 vagas. Podem concorrer estudantes das redes municipal e estadual entre 9 a 17 anos. matrículados do 5º ano ao 3ºPara pode disputar a vaga de vereador mirim, os candidatos devem ter idade mínima de 09 anos e máxima de 17 (dezessete) e estarem cursando entre 5º e 3º ano do antigo 2º graus. O mandato é de 1 ano.




Iporã é considerada a cidade Country do Paraná, então, não é de se estranhar que a cobertura em pontos de ônibus seja um chapéu gigante, e a loja Texas Bhil, alí nas imediações.




A estação rodoviária de Iporã ficam bem no centro da cidade. Uma curiosidade na cidade é que na época da Páscoa a prefeitura distribui ovos de chocolate para todas as crianças da rede municipal de ensino. A entrega é feita em sala de aula geralmente pelo prefeito.




Iporã tem seu Festival de Música, realizado em outubro. No mesmo mês é comemorado o aniversário do município com grande festa, incluindo a Country Fest. No ano passado (2019), o prefeito Aristides Antonio Campos, suspendeu os festejos. É que ele havia acabado de assumir o cargo após a cassação do prefeito eleito. Não havia tempo hábil para habilitação do novo prefeito junto as instituições financeiras para o pagamento das despesas do evento até a data de início das festividades.



[ voltar ]