22/7/2021 - IRETAMA -

Iretama: a cidade que surgiu de um sonho!



Iretama é uma cidade localizada a 63 quilômetros de Campo Mourão. No censo realizado pelo IBGE em 2010, o município estava com 10.622 habitantes, dos quais, 4.435 residindo na área rural. Pela estimativa de 2020, a população caiu para 10.098. Quem nasce ou mora na localidade é denominado de "iretamense". Na língua indígena, Iretama significa "colméias".




Em PIB per capita, Iretama ocupa a posição 252 entre os 399 municípios do Paraná. A taxa de escolarização das crianças de 6 a 14 anos é de 99 por cento. A rede coletora de esgoto atende 20 por cento da área urbana. A cidade tem agência do Banco do Brasil e posto de atendimento da Caixa Econômica Federal.




Iretama tem cerca de 2.900 imóveis residenciais na área urbana e 1.200 na zona rural. Em 2021, 311 empresas estavam cadastradas como comerciais e de prestação de serviços e 17 relacionadas ao setor industrial.




O prédio da prefeitura de Iretama pode ser considerado simples se comparado com outras cidades do mesmo porte. Em anexo ao Paço Municipal funcionam as instalações da Caixa. O município comemora o aniversário no dia 25 de julho.




A praça de Iretama é conhecida por "Praça Central". Aos finais de semana se torna o ponto de encontro da população. A praça ganhou mais espaço com um calçadão que foi construído em uma das pistas da Avenida Paraná, a principal da cidade. O local conta com quiosques de lanches e espaços de lazer.




Nos festejos de aniversário em julho, Iretama promove a Expomeia. A cidade possui um parque de exposições para a realização de eventos e shows. Outra tradição no município é a cavalgada do aniversário.




Uma grande área de lazer em Iretama é o "Parque do Lago". O nome oficial é "Parque Municipal Marília Pereira Rodrigues". No local foi colocada uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. O espaço possui quadra esportiva, pista de caminhada e academia para a terceira idade. No âmbito privado, Iretama conta com o luxuoso Lagos de Jurema Termas Resort, que atrai pessoas do Brasil e Exterior. E como a maioria das cidades do Paraná, o município também tem cachoeiras.




Em um local afastado do centro da cidade existe um imóvel antigo de madeira que foi um dos principais estabelecimentos comerciais. Iretama começou a surgir em 1950 através do cafeicultor Jayme Watt Longo. Ele morava em São Paulo, capital, e no Paraná crescia o plantio de café. Uma vez ele sonhou que estava sobrevoando uma gleba de matas oferecida pelo Estado do Paraná e onde surgia uma pequena idade. Acordou animado. Dias depois esteve com o governo paranense e comprou a gleba de 32 mil algueires onde hoje está Iretama.




Em 1951, Jayme Longo, abriu estradas e passou a vender lotes principalmente aos mineiros e paulistas. O traçado urbano foi desenhado por engenheiros de forma que a maioria das ruas e avenidas convergissem para a área central. Não demorou muito e já em 1953, o patrimônio contava com casas e estabelecimentos comerciais.




Iretama foi elevada à condição de distrito de Campo Mourão no dia 3 de maio de 1955, e tinha dois vereadores representando a comunidade: Napoleão Batista Sobrinho e Wassilio Mamus. A emancipação veio em 1960. As lideranças do distrito fizeram um pedido ao deputado estadual Anybal Cury, que acabou incluindo Iretama no projeto de emancipação de vários municípios. NA FOTO ACIMA O PRÉDIO DO FÓRUM DA COMARCA DE IRETAMA




A rodoviária de Iretama está localizada na Avenida São Paulo. Essa avenida é um prolongamento da PR-462 (Rodovia Vassilio Boiko) que corta toda a cidade e faz a ligação entre a BR 487 (Campo Mourão/Guarapuava) com Roncador. Várias ruas da cidade são pavimentadas com paralelepípedos.




A Câmara dos Vereadores de Iretama homenageia Erotides Manoel de Matos, pioneiro que lutou pela emancipação e foi vereador por vários mandatos.




A Paróquia de Santa Rosa de Lima, pertence a Diocese de Campo Mourao e foi criada em 1956. A principal atividade econômica de Iretama é a cultura da soja com 12.800 ha. O rebanho bovino é de 49 mil cabeças. Destaque para a produção de frangos. O município conta com unidade da Coamo Agroindustrial.

[ voltar ]