16/6/2020 - CRUZEIRO DO OESTE -

Cruzeiro do Oeste: geada tirou 47 mil habitantes do município



Localizado a 80 quilômetros de Campo Mourão, Cruzeiro do Oeste tem 20 mil 917 habitantes. Ocupa a posição 86 entre os 399 municípios paranaenses.

A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 98 por cento. O índice de mortalidade infantil está em 14 por 1.000. Metade da cidade tem rede de esgoto.




A cidade começou a se formar em 1947 com a chegada dos primeiros moradores. Em 1951 foi elevado a condição de distrito de Peabiru e três anos depois virou município.

O nome é porque a cidade teve início a beira de uma encruzilhada de estradas. Como existiam várias localidades com o nome de Cruzeiro, adotou o termo "Oeste".




Nos anos 60 e 70, Cruzeiro do Oeste, foi o maior produtor de café do Paraná. O município chegou a ter 67 mil habitantes. Para se ter uma ideia, até 1960, Umuarama foi distrito de Cruzeiro do Oeste.

Com a geada negra de 1975, que matou todo a raiz do café, mais de 40 mil habitantes deixaram a cidade.

É possível observar na área central dezenas de edificações da época de ouro do município. Ao contrário de outras cidades que cresceram e substituiram as edificações antigas, em Cruzeiro do Oeste elas permanecem como retrato da grande crise dos anos 70.




Nos últimos 10 anos, Cruzeiro do Oeste vem buscando sua recuperação com a instalação de novas empresas e atraindo moradores.

Em agosto de 2014, entrou para a história da paleontologia mundial, quando foi anunciada a descoberta de restos fósseis de 47 pterossauros (répteis voadores, parentes dos dinossauros) de uma espécie até então desconhecida.




Cruzeiro do Oeste é sede do 7º Batalhão de Polícia Militar responsável por 15 municípios da região. Conta com penitenciária com capacidade para 950 presos, uma das maiores do Brasil.

FOTO: Parque Municipal de Cruzeiro do Oeste. É bonito, mas percebe-se no local vários atos de vandalismo.




Cruzeiro do Oeste é considerada a "Capital do Leite". Na área rural do município encontra-se o "Espaço Torres", onde é possível fazer escaladas, rapel, tirolesa, jogar paintball. Opção para quem gosta de esportes radicais. Fica na saída para Umuarama.

FOTO: Residência em Cruzeiro do Oeste tem fachada parecida com a do Palácio da Alvorada em Brasília.




A paróquia Nossa Senhora de Fátima pertence a diocese de Umuarama. A primeira missa celebrada no município aconteceu no dia 27 de novembro de 1.949, e foi celebrada pelo Padre João Vigário de Campo Mourão.




[ voltar ]