16/6/2020 - LOANDA -

Loanda: a capital da torneira



Loanda, município com 22 mil 927 habitantes, está localizado a 190 quilômetros de Campo Mourão, extremo noroeste do Paraná. Ocupa a posição 81 entre os maiores do Estado. Em riqueza é o 270º. Cerca de 40 por cento da cidade tem rede de esgoto. Foi distrito de Paranavai. Em 1955, foi elevado a condição de município. Prevalece o plantio de mandioca, cana-de açúcar e a criação de frangos e bovinos. Na área urbana estão 6 mil 501 domicílios e na área rural perto de 900.




Em Loanda, o setor industrial emprega cerca de 1.900 pessoas. Outras 1.100 atuam no comércio e 1.800 exercem atividades na prestação de serviços. Tem quatro agências bancárias, incluindo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. A cidade conta com duas emissoras de rádio. A quantidade de automóveis é duas vezes maior que o de motocicletas. A taxa de mortalidade é de 14 por 1.000 nascidos vivos.




Loanda foi fundada em 1952 pela empresa Colonizadora Norte do Paraná, a mesma de Londrina, Maringá, Cianorte e Umuarama. Cresceu de forma rápida com o auge do café. O nome surgiu de um concurso realizado pela companhia com os primeiros moradores.




A cidade tem 12 fábricas de torneiras. É considerada polo nacional nessa atividade. Exporta torneiras para todo o Brasil e diversos países.

O município possui instituições particulares de ensino superior como a Facinor e Unopar.

Loanda conta com aeroporto de pista asfaltada de 1.100 metros de comprimento por 23 de largura (300 metros menor que a de Campo Mourão)

Em novembro, durante as festividades do aniversário é realizada a Expo Loanda com Festa do Peão no parque de exposições.

O formato da cidade permite que praticamente todas as ruas cheguem na área mais central, porém isso acaba criando diversos cruzamentos perigosos para os motoristas.

FOTO: A Paróquia Nossa Senhora Aparecida pertence a Diocese de Paranavaí.




[ voltar ]