16/6/2020 - MANDAGUAÇU -

Mandaguaçu: cidade da festa do "porco na lata"



Mandaguaçu tem 22.531 habitantes, está situado a 103 quilômetros de Campo Mourão e a 21 quilômetros de Maringá. Como quase todas as cidades fundadas na região norte e noroeste do Paraná, também é criação da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. O trabalho começou em 1944. O local já foi denominado de Vila Guaira e Governador Lupion. Foi distrito de Mandaguari. Mandaguaçu significa "abelha grande".

O município tem a "Festa Nacional do Porto na Lata". O porco na lata foi escolhido como prato típico de Mandaguaçu, por causa da importância na história dos pioneiros. Na época não havia geladeira e a única forma de conservar a carne era fritando e guardando na própria gordura do porco, geralmente em latas de 20 litros. É feita a fritura do toucinho em um dia e no outro é frita a carne. Depois, tudo é guardado em latas de vinte litros por alguns dias. Pouco antes do almoço, as latas serão aquecidas e a carne é servida.




Paróquia São Sebastião de Mandaguaçu. A Igreja conta com um o coral "São Gabriel". O grupo faz apresentações em várias cidades do Paraná.



As principais ruas da cidade são estreitas.

O cemitério fica a 2 quadras da igreja matriz.

Tem um bom comércio com lojas como Magazine Luiza e Salfer. Entre as agências bancárias Mandaguacu tem Bradesco, HSBC, Caixa e Banco do Brasil.

A principal avenida "Munhoz da Rocha", tem 1 quilômetro e meio.




[ voltar ]