16/6/2020 - UBIRATÃ -

Ubiratã: ex-prefeitos "caminham" pela praça



Belos canteiros centrais que separam as vias das principais avenidas, chamam a atenção por quem passa em Ubiratã. Os espaços que dividem as pistas são verdadeiros jardins, inclusive com bancos. Tudo bem cuidado e limpo (MARÇO-2019).




Ubiratã tem 21.558 habitantes. Está localizada às margens da BR-369 entre Campo Mourão (96 Km) e Cascavel (87 km). Lá a taxa de alfabetização de crianças de 6 a 14 anos é de 98 por cento. Está entre os 50 municípios mais ricos do Paraná. Só 30 por cento da cidade tem rede de esgoto.




Em Ubiratã, outra área que merece destaque, é o sistema de trânsito. Ótima sinalização horizontal e vertical. Conta com semáforos e ruas de mão única. Para fazer o retorno na avenida principal, existem espaços nos canteiros centrais (foto). Com isso, o motorista não precisa chegar até o cruzamento, evitando um ponto de conflito.




O calçadão da Praça Vereador Horácio José Ribeiro tem 120 metros de comprimento por 40 de largura. Bem ao lado fica a prefeitura.




Na mesma praça é possível conhecer todos os ex-prefeitos através das estátuas. Elas foram feitas em bronze e de tamanho real. A forma como estão colocadas, sugere que "eles" caminham pelo local. Abaixo de cada estátua uma placa identifica o prefeito e o período da administração.




Até 1961, Ubiratã era distrito de Campo Mourão. Foi colonizada pela Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná (Sinop) em 1954, que comprou a chamada Gleba Rio Verde. Ubiratã na língua indígena significa madeira dura.




A paróquia Santo Antônio de Ubiratã, pertence a diocese de Campo Mourão.




Em Ubiratã são plantados cerca de 54 mil hectares de soja e 51 mil de milho. Em 2011, a Copacol, Coagru e Cooperflora, criaram a Cooperativa Central Unitá, inaugurando em 2013, uma unidade industrial que abate 230 mil frangos por dia e gera cerca de 1.100 empregos.

As indústrias empregam 2 e 500 pessoas e o comércio com 298 empresas gera 1.393 vagas, enquanto a área de serviços é responsável por mais 1.959 empregos.




[ voltar ]