16/6/2020 - MANDAGUARI -

Mandaguari: foi maior que Maringá, e maior comarca do norte do Paraná



Bem...., logo de início vamos dizendo que Mandaguari tem o "melhor café do Brasil". Essa é a opinião dos moradores, mas faz sentido. Há vários anos que produtores do município conquistam prêmios estaduais e nacionais de qualidade. E lá, em quase todos os lugares do ramo, você encontra o chamado "café caseiro", aquele fabricado no sítio. Um deles é o "Café Boa Esperança". Muito bom mesmo!!!. Aliás bem na entrada da cidade, para quem vem de Maringá, o obelísco faz referência ao café.




Mandaguari é uma cidade bem sinalizada. Tem vias de mão única, semáforos em vários cruzamentos centrais. O traçado das ruas e avenidas é complicado com vários trechos em curva. É dificil encontrar por lá uma via que tenha mais de 500 metros de extensão. Mesmo a via mais comprida, com 4 quilômetros e meio, e que corta o centro é cheia de curvas.

Mandaguari tem 34 mil 281 moradores, ocupando a posição 47 no Paraná. Número de pessoas na área urbana passa dos 33 mil. Em economia figura na coloção 61. Cerca de 60 por cento da cidade tem rede de esgoto.




O setor industrial de Mandaguari é um dos pontes fortes do município. Conta com três parques industriais onde estão instaladas empresas como o Frigorífico Aurora, a fábrica de colchões Prorelax, a Romagnole indústria de transformadores, torres de transmissão e ferragens eletrotécnicas, Cocari e ainda SuperBAC Biotechnology Solutions, que atua na produção de biofertilizantes e aditivos biotecnológicos para a agricultura.




Mandaguari tem uma faculdade estadual (foto acima). É a Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (Fafiman). Uma das mais antigas do estado. Foi fundada no dia 19 de agosto de 1966. O índice de alfateização no município é de 98 por cento. A cidade tem treze colégios públicos e cinco colégios privados. Por lá operam três emissoras de rádio, duas em Fm e uma AM, chamada de Rádio Guairacá, inaugurada em 1950, a pioneira do chamado "norte novo do Paraná".




Mandaguari surgiu no final dos anos 30 como "Vila de Lovat", que pertencia a Londrina. Com a emancipação de Apucarana a comunidade foi elevada a distrito em 1943. Passou a município em 1947 tendo como distritos Maringá, Paranavaí e Marialva. Mandaguari chegou a ser a maior comarca do norte do Paraná. Maringá, Paranavaí e Marialva, foram emancipados em 1951.

MUDOU DE NOME - Como dissemos, o lugar era chamado de Vila Lovat, mas na segunda guerra, as cidades que tinham o nome de origem alemã foram substituídas. Por acharem que Lovat era de origem germânica, o patrimônio de Lovat teve o nome alterado para Patrimônio Mandaguari. O nome é de origem indígena para uma espécie de abelha.




Mas sempre fica a pergunta: por que, Mandaguari, uma das maiores cidades do Paraná, nos anos 50 e 60, perdeu o posto para muitas outras, inclusiva Maringá que era seu distrito?...Bom, o comerciante Paulo, da foto acima, e muitos outros nos contaram que tudo começou com uma briga política lá nos anos 50. Diretores da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que fundaram do local, tiveram um entreveiro com o então prefeito, e optaram por mudar a sede da empresa para a vizinha Maringá. A mudança da estrutura acabou fortalecendo Maringá com várias conquistas, como por exemplo a alteração de linhas aéreas, terminais de embarque e negociação de café. Hotéis foram transferidos para Maringá bem como linhas de ônibus.




Mandaguari tem um parque de exposições onde é realizada a Expo-Mandaguari, que ocorre em outubro, mes da emancipação do município. Mas lá também tem festa em maio data do aniversário de fundação (1937). É tradição cortar um bolo cujo tamanho é pela idade. Em 2019 teve 82 metros. Essa festa acontece na Praça Independência.




Mandaguari tem duas paróquias, as duas localizadas na área central da cidade, menos de um quilômetro uma da outra. A primeira, na imagem acima, é a Bom Pastor e a outra é a Nossa Senhora Aparecida. As duas são tão próximas que o pessoal por lá não gosta de dizer qual é a principal. "Aqui a gente considera as duas como matriz", comentou um dos moradores.




Mandaguari tem um imponente Centro de Eventos na área central (foto). A exemplo da maioria das cidades um dos locais mais bonitos é o lago. O nome lá é Parque da Pedreira, inaugurado em 1998. São 3 lagoas e tem até restaurante. A Casa da Cultura fica no centro desse parque.




[ voltar ]