28/11/2021 - PALOTINA -

Palotina: tem o 13º PIB per capita do Paraná



Palotina está localizada a 197 quilômetros de Campo Mourão e a 61 km de Toledo. Pelo censo realizado em 2010, estava com 28 mil 683 mil habitantes. Na estimativa feita em 2021, subiu para 32 mil 389 moradores. É o 13º em PIB per capita no Estado. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é perto de 99,4 por cento. Tem um dos menores índices de mortalidade infantil e 41 por cento da cidade tem rede coletora de esgoto.




Palotina é sede da Cooperativa Agroindustrial C.Vale. Foi fundada no dia 7 de novembro de 1963, como Cooperativa Agrícola Mista de Palotina Ltda. - Campal. Em 1974, mudou o nome para Cooperativa Agrícola Mista Vale do Piquiri Ltda - Coopervale. Em 2003, a razão social foi alterada para C.Vale - Cooperativa Agroindustrial. Hoje possui unidades no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraguai. Em outubro de 2017, inaugurou o maior abatedouro de peixes do Brasil. Conta com 150 unidades, como frigoríficos, moínhos, fábricas de ração, postos de combustível, postos de recebimento, aviação agrícola, processadora de laticínios e supermercados.




A origem do nome Palotina é uma homenagem aos padres palotinos, que marcaram presença no município, desde a derrubada das primeiras árvores. Por esse motivo, foi escolhido como padroeiro do município, São Vicente Pallotti. Os primeiros habitantes vieram de Santa Catarina e Rio Grande do Sul por volta de 1940, mas foi a partir de 1950, que a localidade começou a se desenvolver. Até 1961 foi distrito de Guaíra.




Uma das curiosidades de Palotina é a coleção de grandes relógios. A iniciativa é do comerciante Dorly Brescovit. Sua coleção é variada. Tem relógio com todo o tipo de funcionamento. Alguns ele compra, outros ganha de presente. Brescovit é dono da Churrascaria Soledade (centro), um dos estabelecimentos mais tradicionais da cidade. A churrascaria foi inaugurada em 1970.




Palotina tem cerca de 13 mil imóveis residenciais na área urbana e 1.500 na zona rural. O município possui 1.300 empresas comerciais e de prestação de serviços, além de 251 indústrias. Conta com agências da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Três emissoras de rádio operam na cidade.




Palotina não tem estacionamento tipo "zona azul". A partir de 2019, devido a vários acidentes, a cidade instalou semáforos ou travessia elevada nos cruzamentos com mais ocorrências. Algumas vias também passaram a ter mão única.




Desde 1970, Palotina conta com o Seminário São Vicente Palloti. A pedra fundamental foi lançada em 1962, mas inauguração só aconteceu em 1970. A solenidade foi prestigiada pelos bispos de Campo Mourão, Dom Elizeu e de Toledo, Armando Cirio. No primeiro ano ingressaram 56 seminaristas. Em 1994, parte do prédio foi alugado para o funcionamento do curso de Medicina Veterinária da UFPR. No ano 2000 encerrou as atividades como Seminário Menor e cedeu espaço para o Postulado (Propedêutico) que funcionou até 2008. A partir de 2009 o Postulado é transferido para Cascavel e o Seminário de Palotina retomou as atividades enquanto Seminário Menor. DURANTE NOSSA VISITA O PRÉDIO DO SEMINÁRIO PASSAVA POR REFORMAS.




Palotina é servida por dois hospitais, um deles da Unimed. O Aeroporto é administrado em parceria da C. Vale e Prefeitura. A pista tem 1.200 metros de comprimento por 18 de largura.




Palotina é a única cidade do oeste paranaense com campus da Universidade Federal, oferecendo os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Tecnologia em Aquicultura, Tecnologia em Biocombustíveis e Tecnologia em Biotecnologia. A cidade conta com Colégio Agrícola.




O aniversário de Palotina é comemorado no dia 25 de julho. Tem uma programação variada, mas a grande festa do município é a Expo Palotina, realizada em maio com shows nacionais. A organização do evento envolve dezenas de entidades que formam o Conselho Gestor e Prefeitura. A área de shows e rodeio do Parque de Exposições tem arquibancada coberta.




Um dos pontos de lazer em Palotina é o Lago Municipal. Tem 500 metros de comprimento por 200 metros de de largura (incluindo lago e área verde). Possui pista de caminhada, ciclovia, espaços para a prática de esportes, sanitários e dois parques para as crianças. O local tem poucas árvores, mas elas estão crescendo. No mesmo espaço funciona um museu. Ao redor alguns estabelecimentos comerciais oferecem bebidas, lanches e espetinhos.




Praça Padre Rafael Pivetta. O nome é em homenagem a um dos primeiros padres de Palotina.




Praça Amadeu Piovezan. É a praça localizada em frente a Igreja Matriz. A cidade tem ainda outras duas praças na área central. Uma delas é a Praça 15 de dezembro. Lá funciona o Centro de Convivência da Família, também conhecido como "Clube João XXIII". É um espaço destinado principalmente as atividades da terceira idade e assistência social.




A quarta praça na área central de Palotina, está localizada em frente a Estação Rodoviária, fazendo fundos para a área de embarque. A exemplo das demais conta com brinquedos para as crianças e equipamentos para ginástica. A sete quilômetros do centro da cidade tem O Parque Estadual São Camilo. A reserva biológica foi criada em 1990. É mais uma das áreas de lazer do município que inclui trilha. Conta com estacionamento.




Na imagem acima o prédio da Câmara dos Vereadores de Palotina. Todas as instalações foram reformadas e inauguradas em setembro de 2021.




Até setembro de 2021, por causa das reformas, a Câmara dos Vereadores de Palotina, funcinou em prédio alugado.




Centro Luterano de Eventos. No local, área central da cidade, são realizados os festivais de música do município, palestras e pequenas feiras, exposições, shows, e reuniões. As festas maiores, como a Expo Palotina, acontecem no Parque de Exposições "João Leopoldo Jacomel".




A Biblioteca Municipal "Castro Alves", está localizada ao lado da Justiça do Trabalho.




Durante nossa segunda visita em Palotina (agosto 2021), fomos informados que o setor cultural está investindo na criação de uma Orquestra de Câmara. A cidade já conta com Banda Sinfônica.




A grande riqueza de Palotina está na soja e milho. Cada uma das culturas conta com área de 45 mil hectares. Destaque também para a produção de frangos. Além da C.Vale (sede), Palotina conta com unidade da Cotriguaçú.




A Paróquia São Vicente Palotti pertence a Diocese de Toledo.


[ voltar ]