16/6/2020 - MARECHAL CÂNDIDO RONDON -

Marechal Cândido Rondon: tome um chopp produzido na hora



Em Marechal Cândido Rondon tem chopp em praticamente todos os restaurantes, bares, lanchonetes e outras casas do gênero, mas se quiser tome um feito na hora, produzido ali do seu lado. A foto acima é de uma fábrica de chopp no centro da cidade. Ao lado, o estabelecimento onde é servido. Sai da produção direto para o consumidor. A parede é de vidro e mostra como é feito.




Marechal é assim mesmo. Tem até uma casa de um combatente nazista que virou ponto de encontro para tomar um drink e saborear um lanche ou porção. A casa, que chegou a ser um espaço cultural, acabou transformada em pub e pertenceu ao alemão Heribert Hans Gasa. Era um graduado militar que atuou na Segunda Guerra Mundial, e após o conflito decidiu se refugir em Marechal. O imóvel foi construído em 1961. São vários cômodos com decoração, incluindo passagens secretas e até piscina.




Em Marechal, para cada lado que você olhar, tem alguma coisa no estilo alemão.

FOTO ACIMA: O Fórum que fica perto da prefeitura, é uma amostra de quanto é forte a tradição alemã.




E o que não dizer da fachada do Centro de Eventos, que fica no Parque de Exposições. Tem quase uma quadra e é todo coberto. Alí durante a Expo-Rondon é servido o tão famoso Boi no Rolete. A festa é uma das maiores do Brasil, realizada em julho, durante os festejos de aniversário do município....Claro, alemão prefere o porquinho, mas ali perto, Toledo já registrou o "Porco no Rolete".




O Parque do Lago de Marechal Cândido Rondon, é um cartão postal. Pista de caminhada, espaço para exercícios, tem sanitários, água gelada, sinal de wi-fi de graça. Tem um mirante, mas estava interditado. Muitas capivaras, bastante peixe, patos e bonitas aves. É muito bem cuidado. A noite é todo iluminado. Tem até funcionário da prefeitura para dar orientação, mas faltam brinquedos para as crianças e árvores ao redor da pista de caminhada. Com sol forte é complicado.




E se tem uma obra que chama a atenção em Marechal, é a do Teatro Municipal. Um dos maiores do Brasil, bem ao estilo alemão. Terá capacidade para 900 pessoas. A obra está orçada em mais de 13 milhões de reais. O problema é a demora na construção. Começou em 2009. É feito em etapas. Alguns moradores me contaram que vez ou outra a obra paralisa por vários meses.




O trânsito de Marechal Cândido Rondon é bem sinalizado. Tem radar, semáforos, câmeras e vias de mão única. Apresenta algumas curiosidades: em vários trechos o estacionamento foi recuado para permitir ciclovias. Em várias quadras da área central existem estrutura de ferro para colocar bicicletas e cadear. Em alguns cruzamentos o nível da rua foi elevado para redução da velocidade. O trânsito é complicado nas entradas e saídas da cidade.




Quanto o assunto é religião, a grande parte dos moradores se divide entre duas igrejas. A católica representada pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus (primeira foto), que pertence a diocese de Toledo. E a Igreja Luterana Cristo. Essa igreja faz referência ao pastor negro Martins Luter King, que nasceu em 1929 e foi assassinado em 1965. Por defender os negros ganhou o Nobel da Paz.




Marechal Cândido Rondon, município emancipado de Toledo em 1961, tem 52 mil 379 habitantes. As indústrias, no total de 248, várias grandes, empregam 6.133 pessoas. O comércio com 814 empresas geram 4.451 empregos e a prestação de serviços outros 5.263. Está na posição 52 entre os mais ricos do Paraná, de um total de 399 municípios.

Conta com frigoríficos da Frimesa e Copagril.

NA FOTO: A Sooro é a maior produtora de proteína láctea da América Latina. Essa empresa transforma o soro do leite em diversos produtos.




O território de Marechal Cândido Rondon foi um empreendimento nos anos 50, da colonizadora Madeireira Rio Paraná S/A. Em 1953, a vila General Rondon passou a ser distrito de Toledo. O nome é uma homenagem a Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), militar, geógrafo, conhecido como “sertanista e desbravador”.




Marechal não é uma cidade com prédios altos. Tem 4 edifícios com mais de 13 andares.





[ voltar ]