16/6/2020 - PATO BRANCO -

Pato Branco: capital do Sudoeste



Pato Branco a 385 quilômetros de Campo Mourão, via Guarapuava ou 397 passando Pitanga e depois Palmital, tem 81.893 habitantes. Está na posição 26 entre os 399 municípios do Paraná.




Em Pato Branco paga-se o 35º melhor salário do Paraná. O índice de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos chega a 99 por cento. É a 47ª economia paranaense. O índice de mortalidade infantil é um pouco alto, na casa de 14 por 1.000 nascidos vivos. Quase toda a cidade tem rede esgoto, chegando aos 92 por cento.




Os primeiros moradores de Pato Branco vieram do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em 1919. Em 1924 já estava formada uma povoação com o nome de Vila Nova de Clevelândia.

A localidade foi elevada à categoria de distrito judiciário, em 1927, com o nome Bom Retiro. Em 1947, foi elevada a distrito de Clevelândia. Virou município em 1951.

O nome Pato Branco, é por causa do Rio que corta o município e tem esse nome.




O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), coloca Pato Branco como a 3ª melhor cidade em qualidade de vida no Paraná (Curitiba 1º, Maringá 2º, Toledo 4º) e a 113º no Brasil.




Através de incentivos fiscais, principalmente a partir de 1996, o município conquistou várias empresas de informática e eletroeletrônico.

Na imagem acima as instalações da fábrica de fogões e fornos elétricos da Atlas concorrente direta da Brastemp.




Quem estiver pelo centro de Pato Branco pode carregar a bateria do celular e ter Wi-Fi de graça. A estrutura metálica da foto acima, é chamada de "árvore digital". Tem algumas delas pela cidade, que captam a energia solar. Basta espetar o carregador do celular ao lado daqueles bancos azuis. A estrutura também fornece energia para o sinal Wi-Fi.




O esporte mais vitorioso de Pato Branco é o futsal. Campeão da Chave Ouro em 2006 e 2017. Campeão Nacional em 2018, além de vários títulos nos jogos abertos.

Nasceram em Pato Branco o ex-goleiro do São Paulo, Rogério Ceni e o futebolista Alexandre Pato.

A cidade tem dois canais próprios de televisão: TV Sudoeste que retransmite a Rede TV, e TV Nova Conexão. São seis emissoras de rádio. Três Fms e 3 Ams.

A taxa de homícidios por ano é de 7 por 100 mil habitantes.




A paróquia São Pedro Apóstolo pertece a Diocese de Francisco Beltrão/Palmas. O templo atual foi inaugurado em 1965. Os relógios foram montados um ano antes por uma empresa de Estrela no Rio Grande do Sul. A torre tem 50 metros de altura e 8 metros de largura, com quatro andares. A cada meia hora o relógio toca e o sino avisa as horas inteiras. O sino ainda é o mesmo que foi instalado na primeira capela.

O sistema de trânsito de Pato Branco é dotado de vias de mãos únicas, semáforos, câmeras de segurança, radares e estacionamento rotativo.




Pato Branco tem 4 salas de cinema.

A cidade tem a Universidade Federal do Paraná (UTFPR), Faculdade local (FADEP), Faculdade Mater Dei e campos da Unicentro, UFPR e UEPG.

BRIGA:
Pato Branco e a vizinha Francisco Beltrão estão sempre brigando pelo título de Capital do Sudoeste. Pato Branco ganhou reforços importantes: A Havan da região e o aeroporto regional com vôos para Curitiba foram instalados na cidade pato-branquense.




[ voltar ]