3/7/2020 - ENTRE RIOS: DISTRITO DE GUARAPUAVA -

Belas colônias e maravilhoso museu



Entre Rios, distrito de Guarapuava é formado por cinco colônias. A distância entra elas é de 3 a 5 quilômetros. Elas formam uma espécie de círculo e são ligadas por rodovia. As colônias são denominadas por Vitória (a maior e principal), Cachoeira, Socorro, Samambaia e Jordãozinho. Cada colônia tem suas igrejas e atividades específicas, mas todas elas giram em torno da Cooperativa Agrária, localizada em Vitória.




Durante a 2ª Guerra Mundial muitos alemães e húngaros deixaram o Sudeste da Europa e foram viver em abrigos de refugiados na Áustria. Uma entidade filantrópica da Suiça organizou um projeto para dar uma alternativa de vida à essas pessoas. Cerca de 500 famílias se inscreveram para a criação de uma cooperativa no Brasil. Com apoio suíço foram comprados 22 mil hectares na hoje conhecida Entre Rios. Assim surgiu a Agrária de Entre Rios, fundada em 1951. Com o fruto do trabalho as famílias pagaram à cooperativa pelas terras recebidas.




Na Colônia Samambaia, a 1ª para quem chega de Guarapuava, está localizada a sede administrativa da Cooperativa Agrária.




Trator Hanomag na praça de Samambaia.




Capela Assunção de Maria em Samambaia.




Igreja Santo Antônio na Colônia Cachoeira.




Cervejaria Huzzé Bier em Cachoeira




Pousada Vollweiter em Cachoeira.




Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Colônia Socorro.




Igreja Coração de Jesus na Colônia Jordãozinho.





Mini shopping na Colônia Vitória. Ao lado tem um grande supermercados.




No mini shopping da Colônia Vitória uma loja especializada em artesanato, lembranças da colônia, copos de chopp com variados formatos e até suco de uva natural. O local também tem restaurante.




Na Colônia Vitória, o Hospital Semmelweis é mantido com recursos da cooperativa AGRÁRIA. Conta com pronto socorro e clínicas médicas.




Jardim de Infância na Colônia Vitória.




Fundação Cultural Suábio Brasileira (Colônia Vitória). No local vários espaços culturais como museu da imigração e rádio 99,7 FM. (imagens do museu, logo abaixo)




Paróquia São Miguel Arcajo da Colônia Vitória.




Paróquia São Miguel Arcajo da Colônia Vitória.


Museu de Entre Rios



Na Colônia Vitória foi instalada uma grande fundação. É composta por auditório, centro de jovens, rádio comunitária com programas em língua alemã e o grande destaque que é o museu.




O Museu Histórico foi inaugurado em 2012. Trata-se de um dos mais modernos museus do Paraná.




Com acervo variado, o museu retrata a trajetória dos pioneiros de Entre Rios. Os fatos são registrados em fotos, vídeos e peças da época.




O local já foi visitado por pessoas de 30 países. E pelos registros (na saída é assinado um livro) a Fundação recebeu visitantes de 17 cooperativas e cidades de 20 estados brasileiros.




O Museu a exemplo do hospital de Entre Rios tem participação importante da Cooperativa Agrária.




As visitas são gratuítas.






















[ voltar ]