23/10/2020 - ANAHY -

Anahy: nome em homenagem a filha do colonizador



Anahy é um município com 2.874 habitantes, e destes, 2.108 moram na cidade. Pertence a região de Cascavel e está localizado a 134 quilômetros de Campo Mourão. Em população a ocupa a posição 373 entre os 399 municípios do Paraná. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 98 por cento. Trinta por cento da cidade tem rede de esgoto.




A economia da Anahy é baseada na agricultura. A maior área é destinada ao plantio de soja com 5.414 hectares. O milho aparece em segundo 4.070 ha. Destaque para a produção de frangos. Pequenos agricultores também fabricam seus produtos como "cachaça" ou "pepinos em conserva".




A área territorial de Anahy é uma das 10 menores do Paraná com 102 quilômetros quadrados. Apesar disso em PIB per capita o município se coloca na posição 213 entre os 399 do Estado.




Anahy surgiu no final dos anos 50, através da Colonizadora Cobrinco. O objetivo da empresa foi atrair pessoas interessadas no plantio do café devido a fertilidade da terra. Na época a localidade era chamada de "Pingo de Ouro". O nome foi trocado para Anahy em homenagem a uma das filhas do gerente da colonizadora que tinha esse nome. Em 1977, o lugar foi elevado à condição de distrito de Corbélia. Em 1990, ganhou status de município e elegeu o primeiro prefeito em 1992.




O prédio da prefeitura de Anahy foi inaugurado em 2005. O aniversário do município é comemorado em 11 de junho. A prefeitura organiza a Expo-Anahy. O evento geralmente é realizado na Associação dos Servidores Municipais. São vários dias de festa incluindo shows e praça de alimentação. Também acontece uma missa em ação de graças.




Anahy tem cerca de 80 empresas comerciais e de prestação de serviços e outras 14 consideradas como indústrias. O município é atendido por Escola da APAE.




Pelo cadastro da Copel, Anahy tem cerca de 830 imóveis residenciais no perímetro urbano e outros 200 na área rural.




Anahy tem uma agência bancária pelo sistema cooperativo e não conta com emissora de rádio. O lazer para grande parte dos moradores é o Rio Piquiri, localizado a menos de 6 quilômetros da cidade. Vez ou outra acontece até o chamado "Rally de Barco".




Um dos esportes mais praticados em Anahy é a bocha, inclusive com campeonato municipal. Lá também é tradição "soltar pipa" e tem eventos dessa natureza organizados pela prefeitura. No Ginásio de Esportes "Márcio Alex Bosi", os times de futsal da cidade se destacam em campeonatos regionais.




A Paróquia Santa Ana, de Anahy, pertence a Diocese de Cascavel. A data da padroeira é comemorada com evento no dia 26 de julho.



[ voltar ]