4/11/2020 - PRIMEIRO DE MAIO -

Primeiro de Maio: cidade turística cercada pelas águas



Primeiro de Maio é uma cidade localizada na região de Londrina, a 243 quilômetros de Campo Mourão. Pelo Censo de 2010, o município tem 10 mil 832 habitantes, mas na estimativa realizada em 2020 subiu para 11 mil 130. Cerca de 10 por cento da população mora na área rural.




A Escola Municipal "Cecília Meireles" está localizada na praça central em frente à Igreja Matriz. Em Primeiro de Maio, a taxa de escolarização de crianças entre 6 a 14 anos é de 97 por cento (292º no Estado). Em PIB per capita, Primeiro de Maio ocupa a posição 251 entre os 399 municípios paranaenses. Vinte por cento da cidade tem rede de esgoto.




As principais ruas de Primeiro de Maio têm apenas uma pista, onde os veículos trafegam nos dois sentidos. Falta melhorar a sinalização. Existe um cruzamento das duas principais avenidas que carece de um semáforo. Como o próprio nome da cidade informa, o aniversário é celebrado em 1º de maio com desfile. As festividades incluindo rodeio e shows acontecem no espaço da Paranatur. O prato típico é o Porco a Pururuca à Moda Paraguaia, mas em setembro também tem a Festa da Costela de Chão.




O Fórum está situado no centro de uma praça. Ao lado as pessoas se reunem aos finais de semana. Primeiro de Maio tem agência do Banco do Brasil e outras duas instituições do sistema cooperativo. A cidade conta com cerca de 400 empresas comerciais e de prestação de serviços e 30 indústrias.




Uma das curiosidades em Primeiro de Maio é que todas as ruas são denominadas por números. A avenida principal por exemplo é "Número 18". Nos muros é pintado o número da rua em que você está. Mas tem um pequeno bairro que decidiu não usar números, mas sim nomes de cidades paranaenses e de políticos como Ney Braga, Antonio Anibelli e Afonso Camargo. No perímetro urbano estão cadastrados cerca de 4.300 imóveis residenciais.




Primeiro de Maio tem um Centro de Articulações mantido pela Paróquia e também conta com Hospital Municipal. As lavouras mais cultivadas em Primeiro de Maio são a soja com 23.400 hectares e milho com 23.230 ha. A área com plantio de trigo não passa dos 15 hectares. Destaque para a grande a produção de frangos. A cidade tem uma unidade da Cocamar.




A cidade é cercada pelas águas. Tem o Rio Tibagi e a represa da Usina Hidrelétrica de Capivara, a maior do Rio Panapanema na divisa com o Estado de São Paulo. A usina foi construída nos anos 70. A grande novidade em Primeiro de Maio é que o município terá um hotel da Rede Hard Rock. Ao fundo, na imagem acima é possível ver a obras do hotel (novembro 2020), em meio a uma ilha conhecida como "Ilha do Sol". Essa ilha está rodeada de condomínios. Espalhados pelo município existem pesqueiros para todos os gostos.




Às margens da represa encontra-se o Espaço Turístico da Paranatur. O local é destinado aos moradores da cidade e turistas. Possui uma grande estrutura com estacionamento, quiosques com churrasqueiras, sanitários e até piscinas. Alí também é possível fazer passeios de barco ou para chegar a Ilha do Sol. Nesse caso é preciso alugar a embarcação ou pagar pelo passeio.




A Prefeitura de Primeiro de Maio ocupa um prédio simples e fica fora das quadras centrais da cidade. O município promove uma das maiores festas de Folia de Reis do Paraná. Também são realizadas provas de motocross.




A Paróquia Nossa Senhora Aparecida pertence a Arquidiocese de Londrina. Sempre tem festa no dia 12 de outubro. O município comemora ainda no dia 8 de dezembro o Dia de Nossa Senhora da Imaculada.




Como quase todas as pequenas cidades do Paraná, a rodoviária de Primeiro de Maio tem pouco movimento. A localidade foi elevada a condição de distrito de Sertanopolis em 1936 com a denominação de Colônia Primeiro de Maio. Com a emancipação em 1951, ficou apenas "Primeiro de Maio".



[ voltar ]