15/11/2020 - TOLEDO -

Toledo: uma das cidades que mais cresce no Brasil



Toledo é uma cidade, cercada por área verde, localizada a 189 quilômetros de Campo Mourão, passando por Goioerê ou a 220 km, se a viagem for feita por Ubiratã e Cascavel. Pela estimativa de 2020, o município está com 142 mil 645 habitantes, figurando como o 12º mais populoso entre os 399 do Paraná. Cerca de 8 por cento da população, algo em torno de 11 mil pessoas, residem na área rural.




Toledo é uma cidade com várias avenidas de mão dupla e vias de mão única. A cidade tem estacionamento rotativo na área central e também em algumas áreas especiais, como na Rodoviária. Existem trechos de avenidas mais movimentadas onde não se pode estacionar na lateral, apenas no canteiro central (foto acima). O problema é ter que sair de ré desses estacionamentos, principalmente quando tiver outro veículo ao lado. Muitos cruzamentos no centro contam com semáforos.

A sinalização de orientação sobre o trânsito é boa. Poderia ser melhorada no que diz respeito aos nomes das ruas e os principais pontos da cidade como os parques. Um ponto a ser destacado é a qualidade da limpeza pública, tanto no serviço de coleta de lixo como na varrição das ruas e parques. Em alguns locais a varrição e coleta são realizadas inclusive aos domingos. Uma coisa também é certa: ciclista deve sofrer bastante para circular pelo centro da cidade. Faltam ciclovias. Nesse aspecto a vizinha Marechal Cândido Rondon vence de goleada.




A média salarial do trabalhador em Toledo está em 2,5 mínimos mensais, ficando entre as 35 maiores do Paraná. Em PIB per capita ocupa a posição 46 no Estado. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 99 por cento. Cerca de 60 por cento da cidade conta com rede de esgoto.




Toledo tem cerca de 1.600 indústrias de grande, médio e pequeno porte. Um dos destaques é a Fiasul que produz fios para o mercado textil. O frigorífico da Sadia (BRF) é um dos maiores do Brasil. A empresa Elevhar é uma indústria de equipamentos para elevação e movimentação de mercadorias. A Prati-Donaduzzi, conhecida como Prati, é uma indústria de medicamentos, líder nacional na produção genéricos, empregando quase 5 mil pessoas. A Vaccinar produz ração para animais domésticos e de grande porte. Também em Toledo está a fábrica da cerveja Colônia, responsável pela produção de outras cinco marcas.




A cidade de Toledo tem 51 mil imóveis residenciais entre casas e apartamentos. São quase 6 mil empresas comerciais e de prestação de serviços. A cidade tem três agências do Banco do Brasil, duas agências da Caixa Econômica Federal e mais 8 instituições financeiras, algumas com até 3 agências. Toledo tem 6 emissoras de rádio, mas não conta com canal de televisão. A cidade abriga o Biopark, primeiro Parque Científico e Tecnológico de Biociências do Paraná.




Toledo é um dos maiores produtores de soja e milho do Paraná. A área com soja é de 70 mil hectares. A de milho chega aos 63 mil ha. O plantio de trigo ocupa 4 mil ha. É muito grande a produção de frangos e suínos. Destaque também para a produção de leite. A cidade tem unidade da Coamo Agroindustrial. A Coamo passou a operar no município no final dos anos 80, após comprar a Coopagro que passava por difícil situação financeira. Coopagro é o nome do bairro onde ela surgiu e que agora sedia a Coamo. Ou seja, a Coamo de Toledo fica no Jardim Coopagro.




O aniversário de Toledo é comemorado no dia 14 de dezembro. Geralmente a prefeitura comemora a data com shows nacionais e de graça para a população. Em 2019 por exemplo o show foi com Luan Santana. É tradição servir o bolo de aniversário. São mais de 20 mil pedaços. Toledo é conhecida em todo o Brasil pela Festa do Porco no Rolete que acontece no mês de setembro.




Toledo é uma cidade com vários parques e praças. Na área central está o Parque do Lago e o Parque Ecológico Diva Paim Barth. Ao todo são 35 mil metros quadrados incluindo horto florestal, jardim zoobotânico, aquário municipal, lazer para as crianças e pistas para caminhada. Aos finais de semana, inclusive no período da noite, famílias inteiras lotam às margens do lago. Alguns levam suas cadeiras e alimentação e outros aproveitam carros de lanches em torno do Parque.




O Aquário Municipal ao lado do Parque do Lago no centro de Toledo tem o nome de "Dr. Romolo Martinelli". São 410 metros quadrados. Não é cobrado ingresso. Funcionários da prefeitura ficam no local inclusive aos sábados e domingos para atender aos visitantes de todo o Brasil. Os nomes e as cidades dos frequentadores são anotados em um livro. Foi fechado por causa da pandemia.




O Aquário Municipal de Toledo conta com nove tanques de água doce de tamanhos variados e um marinho. No local mais de 60 espécies das bacias hidrográficas dos rios Paraná, Iguaçu e Amazonas. É aberto de terça-feira a domingo – das 10h às 12h; das 14h às 16h e das 18h às 20h.Foi fechado devido a pandemia.




Outra grande área verde e de lazer é o Parque Temático das Águas que inclui o Parque dos Pioneiros. No local tem piscinas para crianças e adultos, quiosques, toboágua e banheiros. Tudo de graça.




O Parque dos Pioneiros foi construído em 1996 como forma e homenagear os primeiros habitantes do município. Um pequeno rio passa pelo local. Um problema é quando chove muito ele transborda deixando uma grande parte do parque alagada.




Além é claro de homenagear os primeiros moradores de Toledo, o Parque dos Pioneiros, possui academias de musculação e para a terceira idade. Tem ainda uma ciclovia e pista para caminhada.




Também no Parque dos Pioneiros você poderá conhecer as turbinas e geradores da primeira usina hidrelétrica de Toledo, construída em 1956. A usina foi desativada em 1980.




Outro belo e grande parque em Toledo é o Parque do Povo "Luiz Cláudio Hoffmann". É parque mais distante do centro da cidade. Cerca de 4 quilômetros, e está localizado às margens da BR-467 (via para Marechal Cândido Rondon). São quase 700 metros de comprimento por 400 metros de largura.




O parque é tão grande que você pode passear com ele de automóvel. Conta com sanitários, bancos, bebedouros de água, pista de caminhada, ciclovia, escorregador para crianças passarem de um nível para outro, pontes, estacionamento e até um coreto.




O Parque do Povo chama muito a atenção pelos jardins que fazem homenagens a diversos países. Um exemplo é do imagem acima que representa um jardim inspirado no Palácio de Versailhes na França.




Além dos grandes parques, Toledo possui várias praças espalhadas pela cidade. Uma das mais bonitas é a praça Willy Barth em frente à Catedral. É bem arborizada, tem wi-fi de graça, possui parquinho para as crianças e academia. O local é todo enfeitado no período de Natal.




Praças em bairros de Toledo fazem homenagens. É o caso da Praça das Mães na Vila Industrial. Tem parquinho para as crianças.




O Teatro Municipal de Toledo tem 3 mil metros quadrados com 400 metros quadrados de palco, distribuídos em 3 andares. A capacidade é para 1.020 espectadores. Foi construído em apenas 10 meses. A inauguração aconteceu em 1999. Toledo tem Orquestra de Câmara. É o terceiro maior teatro do Paraná. Perde apenas para o de Cascavel e o Guaira de Curitiba.




O Museu de Arte e História de Toledo foi inaugurado em 2015. Leva o nome do pioneiro Willy Barth. A obra custou na época 1 milhão de reais. O museu fica fora da área central em um ponto alto da cidade, perto de universidades e do hospital regional. Chama a atenção um mirante onde você pode observar grande parte da cidade de Toledo.




O Ginásio de Esportes Alcides Pan é o maior de Toledo. São mais de 5 mil metros quadrados de área construída. A capacidade é para 4.200 pessoas (todas sentadas em cadeiras). O Ginásio foi construído em 1979 e passou por várias reformas e ampliações.




O Centro Olímpico "Arnoldo Bohnen" oferta aulas das mais variadas modalidades esportivas que vão de voleibol até ginástica, incluindo artes marciais e danças de rua.




O Estádio Municipal "14 de Dezembro" tem capacidade para 20 mil pessoas. Foi inaugurado em 1968 e passou por várias reformas. O estádio possui piscina, campos de futebol suiço e espaço para ginástica rítmica,




Toledo tem 7 grandes universidades ofertando cursos de forma presencial. Entre elas (foto acima) é a PUC (Pontifícia Universidade Católica) e campus da Universidade Federal do Paraná. No total são mais de 100 cursos presenciais ofertados em Toledo. Calcula-se que o número de estudantes universitários na cidade passe dos 12 mil.




A UTFPR (Universidade Tecnologica Federal) oferece cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Processos Químicos e Tecnologia em Sistemas para Internet.




A FAG de Toledo tem uma emissora de rádio em FM. São ofertados 17 cursos presenciais, entre eles Publicidade e Propaganda, Agronegócio e Marketing Digital.




O Campus da Unioeste em Toledo oferta entre outros cursos os de Filosofia, Engenharia Química, Engenharia de Pesca e Secretariado Executivo Trilíngue.




A unidade da Unopar em Toledo oferece Artes Visuais, Biologia, Arquitetura e Urbanismo, Agronomia, Biomedicina, Ciências Aeronáuticas entre outros.




Toledo conta com grande estrutura do SENAC, SESC e SESI. O SESI também tem um colégio de ensino médio.




O Parque de Exposições e Centro de Eventos de Toledo estão localizados às margens da BR-467. O parque é administrado pela prefeitura e tem 33 mil metros quadrados. Possui dois auditórios, um deles com capacidade para 337 pessoas. A arena de rodeios comporta 7 mil espectadores e o estacionamento é para 1.500 vagas. É o local da tradicional Expo Toledo e outros eventos como a FEMAI (Feira de Máquinas, Automação e Indústria).




Terminal de ônibus urbano de Toledo. Foi construído em 1985 e passou por várias reformas e ampliações. Tem 2.425 metros quadrados.




Rodoviária de Toledo. Foi inaugurada em julho de 1985. Foi ampliada e reformada várias vezes. O movimento é calculado em 15 mil pessoas por mês (antes da pandemia). São 2 andares e 9 plataformas para embarque e desembarque.




A iluminação pública na maior parte das ruas e avenidas de Toledo é com lampadas de led em superpostes. Praticamente não existem os chamados "postes republicanos". Existe um ou outro apenas como enfeite.




Em 2020, o Hospital Regional de Toledo completou 18 anos e passa por reformas. O Hospital é o assunto mais polêmico em Toledo. Sem funcionar por problemas estruturais é motivo de ações na justiça.




O Aeroporto Municipal "Luiz Dalcanale Filho" em Toledo conta com terminal de 400 metros quadrados. A pista tem 1.670 metros de comprimento por 30 de largura. Não opera com voos comerciais. A primeira pista foi aberta em 1952 pela Colonizadora Maripá. Em janeiro de 2019 passou a oferecer viagens pela Azul Linhas Aéreas. Por causa da pandemia os voos foram desativados.




Toledo tem um shopping de tamanho pequeno em formato de galerias, mas com muita variedade e praça de alimentação. Toledo por exemplo não tem o Burger King e nem o MacDonalds, mas conta com o também famoso Bobs.




Um dos locais mais frequentados em Toledo é o Strike Boliche Bar. Está localizado na área central da cidade. São 8 pistas. No local também é possível jogar sinuca (são várias mesas) e ainda possui fliperama. Pizza é o prato da casa. Serve chopp e suco.




Dependendo do hotel em que o visitante se hospedar em Toledo será possível passear de bicicleta pela cidade.




No Jardim Porto Alegre em Toledo, a Paróquia Menino Deus é uma das mais visitadas da cidade. Foi criada em 1971. O templo chama a atenção pelos detalhes.




Se a Paróquia Menino Deus chama a atenção pelo lado de fora, a surpresa é ainda maior lá dentro. Parede e teto são pintados. É bom ressaltar que a pintura não é histórica. Foi feita recentemente durante restauração da igreja. Com certeza vai se transformar em ponto turístico de Toledo.




Toledo é sede de Diocese. A Catedral Cristo Rei possui um suporte onde foram fixados 6 sinos. A Diocese de Toledo foi criada em 1959.




A cidade de Toledo começou a se formar a partir de 1946 com a chegada dos primeiros colonos oriundos do Rio Grande do Sul. Eles começaram a chegar após a indústria Madeireira e Colonizadora Rio Paraná S/A - MARIPÁ comprar a gleba de terras da chamada Fazenda Britânia e iniciar a venda dos lotes. O maior desenvolvimento começou em 1964, quando a empresa Sadia comprou um frigorífico da localidade e expandiu os negócios. Hoje com o nome BRF (jundação da Sadia e Perdigão) a empresa emprega mais de 7 mil pessoas. Na imagem acima a Igreja Luterana de Toledo.

[ voltar ]