12/11/2020 - GODOY MOREIRA -

Godoy Moreira: nome é em homenagem ao fundador



Em linha reta, a cidade de Godoy Moreira está localizada a 47 quilômetros de Campo Mourão, mas se quiser ir por asfalto são 120 quilômetros. O caminho será bem mais curto para aquela região, incluindo Ivaiporã e Jardim Alegre, quando existir uma ligação asfáltica entre Campo Mourão e Barbosa Ferraz. Hoje, o único acesso por asfalto é passando por São João do Ivaí. Alguns trechos da rodovia contornam os Rio Corumbataí e da Bulha.




As principais ruas e avenidas de Godoy Moreira têm nomes de cidades do Paraná. Uma delas é a Rua Campo Mourão, onde está situada a Prefeitura. Pelo Censo de 2010, o município tem 3.337 habitantes, mas pela estimativa de 2020 caiu para 2.898, ocupando a posição 364 entre os 399 do Paraná.




Em Godoy Moreira a taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 100 por cento. Em PIB per capita ocupa a posição 379. Apenas 5 por cento da cidade tem rede de esgoto. Quando estivemos lá (2020), percebemos uma cidade bem cuidada no aspecto de limpeza, sinalização de trânsito e iluminação.




Godoy Moreira fica no chamado "Vale do Ivaí". Até 1960, não existia a cidade. Tudo era mata. Naquela década um empreendedor chamado Francisco Elias Godoy Moreira, lançou a Gleba Ubá. E a partir daí começaram a chegar os agricultores das mais diferentes partes do Brasil.




Nos anos 60 e começo dos anos 70, Godoy Moreira, se destacava pelo café. Distrito de São João do Ivaí, a comunidade sofreu o pesadelo da "Geada Negra" de 1975, que dizimou os cafezais no Paraná. Muitos moradores deixaram a localidade. Calcula-se que hoje o plantio de café não passe dos 30 hectares. Godoy Moreira foi elevado à município em 1989.




Godoy Moreira comemora o aniversário em 5 de abril. Geralmente as festas acontecem na praça da igreja. A prefeitura contrata shows para os mais jovens e também para quem aprecia música sertaneja. Uma tradição nos festejos é a Missa de Ação de Graças. Dependendo do ano o aniversário é comemorado em 1, 2 ou 3 dias. O município também realiza as festas de final de ano.




Entre São João do Ivaí e Godoy Moreira são 34 quilômetros de muitas curvas. No trajeto várias comunidades como Santa Luzia da Alvorada e Bananeiras. A lavoura de soja ocupa 4 mil hectares. O milho está em 2 mil hectares. Cerca de 200 hectares são de mandioca. O rebanho bovino é de 10 mil cabeças.




Godoy Moreira tem cerca de 850 imóveis residenciais no perímetro urbano e outros 400 na área rural. A cidade conta com 69 empresas comerciais e de prestação de serviços e 9 consideradas como indústrias. Tem uma agência bancária pelo sistema de cooperativa. Não existe emissora de rádio na cidade.




A Paróquia São Francisco de Assis em Godoy Moreira, pertence a Diocese de Apucarana. Foi criada em dezembro de 1973 e instalada em 31 de maio de 1975. Recentemente a população de Godoy Moreira foi às ruas para protestar contra a proposta de extinção dos municípios com menos de 5 mil habitantes.


[ voltar ]