21/11/2020 - LUPIONÓPOLIS -

Lupionópolis: cidade da grande indústria Asteca



Lupionópolis, é um município que faz divisa com o Estado de São Paulo e que pertence a região de Londrina. A cidade está localizada a 194 quilômetros de Campo Mourão. Pelo Censo do IBGE realizado em 2010, a população é de 4.592 moradores e pela estimativa realizada em 2020 está com 4.945, ocupando a posição 313 entre os 399 municípios paranaenses. Em tamanho territorial, o município figura na colocação 375.




Na década de 60 o município tinha mais de 10 mil habitantes. A geada negra que atingiu os cafezais fez com que a população da área rural caisse de 6.409 para 513 (2010). Na área urbana a população cresceu pouco em mais de 50 anos. Nos começo dos anos 60 tinha 3.554 e chegou a 2010 com 4.592, com crescimento de apenas 1.038 habitantes.




A entrada do Ginásio de Esportes "João Angelo de Souza", lembra Atenas, berço dos Jogos Olímpicos. A maior parte das ruas e avenidas centrais de Lupionópolis tem nomes de estados. Entre elas as Rua Maranhão, Rio de Janeiro e Pará. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 98 por cento. Quase 40 por cento da cidade conta com rede de esgoto.




A principal avenida é a Josino Alves da Rocha. Nessa via em um trecho de uma quadra tem o calçadão. Mas em um dos lados você pode passar com o carro. Lupionópolis tem uma agência bancária pelo sistema cooperativo. De acordo com o cadastro da prefeitura, a área urbana possui 1.817 imóveis residenciais e 139 empresas comerciais e de prestação de serviços. Outras 19 empresas são consideradas como indústrias. Não conta com emissora de rádio.




A maior empresa de Lupionópolis é a Asteca Hinomoto. A sede fica em Presidente Prudente e foi fundada em 1948 pelos imigrantes Keniti Fukuhara e Massa Honda. Em Lupionópolis a empresa começou a ser instalada em 2016. A Asteca Hinomoto é especializada em bebidas e alimentos, principalmente com os molhos da marca "ASTECA". Exporta para vários países e recemente instalou a fábrica de chopp e cerveja da marca "Landbier-Pilsen".




O maior evento na cidade é a "LUPEÃO", Festa do Peão de Boiadeiro", e é realizado na segunda semana de março. Acontece no Parque de Rodeio e Eventos. A festa é recheada de shows nacionais. O município ainda comemora o padroeiro (Cristo Rei), tem homenagem a Nossa Senhora Aparecida e eventos para comemorar o aniversário no dia 11 de maio.




Tem uma parte da cidade que mistura pastagem, agricultura e novo loteamento. O município que era rico em café, hoje destina apenas 125 hectares para essa lavoura. A soja ocupa 6 mil hectares. Em seguida está o milho com 4.101 ha. A cana de açúcar é plantada em 1.232 ha. O rebanho bovino é de 8 mil e 60 cabeças.




Um dos fatos mais lembrados na cidade aconteceu em 2017. Em janeiro daquele ano, a então governadora Cida Borghetti, utilizou suas redes sociais e parabenizou Lupionópolis pela passagem do aniversário. Acontece que o aniversário não é em janeiro e sim no mês de maio. A gafe acabou repercutindo em todo o Estado.




A formação de Lupionópolis teve inicio no final dos anos 50, quando a "Imobiliária Anis Abbudi" comprou a área de terras do Estado e fez a demarcação. Além dos lotes, a cada 10 terrenos, em 3, a imobiliária também fazia as casas. Com solo propício ao café, riqueza daquela época, muita gente foi atraída para o local, principalmente os paulistas.




Em janiro de 1951, a localidade foi elevada à condição de município. O nome "Lupionópolis", é uma homenagem ao então governador do Paraná, Moysés Lupion. O primeiro prefeito foi Ibraim Abbud Neto. A Paróquia Cristo Rei pertence a Arquidiocese de Londrina.


[ voltar ]