9/12/2020 - PORECATU -

Porecatu: atrai turistas, mas enfrenta o fechamento da maior empresa



Quem chega em Porecatu vai se deparar com um portal em forma de castelo. O portal chama a atenção pela imponência. Parece um cartão postal. Mas esse não é o portal oficial da cidade, e sim a entrada de um condomínio residencial às margens da PR-170, em frente ao trevo de acesso à cidade. Os lotes do condomínio ainda estão sendo vendidos e até novembro de 2020, não havia residências no local. Nos fundos do condomínio (2 quilômetros do portal) está o Rio Paranapanema, que é a divisa do Paraná com São Paulo. Isso permitirá aos futuros moradores passear de barco e jet ski.




O portal de "Boas Vindas" de Porecatu, pela PR- 170 (Rodovia João Lunardelli), está 1,7 quilômetro antes do portal do condomínio, para quem segue em direção ao Estado de São Paulo. Pela estimativa feita em 2020, Porecatu tem 12.748 habitantes, dois quais 10 por cento residem na área rural. Pelo Censo de 2010 estava com 14 mil 189.

Um dos graves problemas enfrentados em Porecatu foi o fechamento da gigante Usina de Açucar e Álcool do grupo Atalla, cuja crise financeira começou nos anos 2.000. Era uma das empresas pioneiras da cidade e que mais empregava no município.




Nos anos 70, foi construída no Rio Paranapanema, a Usina Hidrelétrica de Capivara, uma das maiores do Brasil. Várias áreas precisaram ser alagadas, ou seja o Rio foi para várias direções. Na imagem acima, a ponte não é na divisa com São Paulo, mas sim sobre uma represa formada pela construção da hidrelétrica e liga Porecatu a outras cidades como Primeiro de Maio. Na ponte de quase 1 quilômetro de extensão existem várias placas informando que é "proibido pescar sobre a ponte", mas o pessoal pesca assim mesmo. Ao redor vários condomínios.




Porecatu parece ter mais dos que os 12 mil habitantes estimados pelo IBGE em 2020. Porém não é possível verificiar quantos imóveis estariam vazios por causa do fechamento da Usina Central, a principal empresa da cidade. Em 2010, Porecatu estava na posição 84 no Paraná em PIB per capita. Em 2017, figurava em 117º.




Em Porecatu a taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 96,9 por cento. O destaque da cidade vai para a rede coletora de esgoto. Cerca de 95 por cento dos imóveis estão ligados à rede, o que coloca Porecatu na 3ª posição entre os 399 municípios paranaenses e na 117ª colocação no Brasil. É uma cidade bem arborizada.




O aniversário de Porecatu é comemorado no dia 8 de dezembro. Geralmente a prefeitura realiza vários dias de festejos. As atividades principais como shows e barracas de alimentação acontecem na praça da matriz. Outros no estádio municipal "João Lunardelli". Familiares do famoso cantor Luan Santana têm um sítio em Porecatu e sempre ele está por lá.




Na área urbana Porecatu possui 4.670 imóveis residenciais. Pelo cadastro da prefeitura o município conta com 433 empresas comerciais e de prestação de serviços e 38 indústrias. A cidade tem agências da Caixa e também do Banco do Brasil e duas emissoras de rádio.




O tamanho da rodoviária de Porecatu reflete o período em que o municipio chegou a ter o dobro da população. Hoje, percebemos que o local, a 1 quilômetro do centro, tem pouco movimento de passageiros. Quando fizemos a imagem acima (um sábado à tarde), não tinha nenhum ônibus.




O ponto de encontro dos jovens de Porecatu, é em uma pracinha em frente a rodoviária. O local é repleto de carros de lanches. Uma atração da cidade é o Festival de Inverno que engloba apresentações de música e teatro. O município também realiza concurso de fotografia.




A cidade de Porecatu começou a surgir no começo dos anos 40, quando a família Lunardelli, proprietária de uma grande área de terras, decidiu dividir o imóvel em pequenos lotes e vender em prestações. Mais tarde a localidade ganhou a Usina Central Paraná, o maior complexo sucroalcooleiro do Estado. A grande geração de empregos atraiu muita gente.




O primeiro nome foi Brasília (é bom lembrar que isso foi nos anos 40 e não existia a nossa capital federal). Até 1947, Porecatu foi distrito de Sertanópolis. Além da grande usina o município viveu o auge do café. A Comarca de Porecatu, foi instalada no dia 27 de Janeiro de 1949. O nome é indígena: "pore" (salto, corredeira) e "catu" (bonito, aprazível). Na imagem acima o prédio do Fórum.




Em Porecatu, a cana de açúcar ainda é o destaque com o plantio de 11 mil 342 hectares. A soja é plantada em 3.500 ha e o milho em 1.740 hectares. Destaque também para a produção de frangos.




A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Porecatu pertence a Arquidiocese de Londrina. Quem nasceu em Porecatu é o líder sindical e metalurgico "Paulinho da Força", presidente do partido Solidariedade. Em 2002 foi vice candidato a presidência na chapa de Ciro Gomes. Lá também nasceu o goleiro Vanderlei que defendeu o Grêmio, Coritiba e Santos.


[ voltar ]