15/12/2020 - QUARTO CENTENÁRIO -

Quarto Centenário: pioneiros decidiram homenagear a capital paulista



O nome Quarto Centenário foi em homenagem aos 400 anos de São Paulo. No final dos anos 50, o pioneiro Cassemiro Gonçalves Moleiro, que fez o loteamento do local decidiu por essa denominação, mas dizem que foi um farmacêutico também pioneiro da localidade que fez a sugestão, ao se encantar com uma música feita pelo compositor Mário Zan, que falava do aniversário da capital paulista. A canção era uma das mais tocava nas rádios brasileiras e o local estava repleto de paulistas que decidiram investir em terras no Paraná.




Foi assim que a pequena comunidade que antes se chamava "Barro Preto" e depois "Gato Preto", virou Quarto Centenário. Barro Preto por causa do tipo de solo e Gato Preto, em referência do dono do primeiro bar, um senhor negro, alto e muito forte e que botava respeito no local. Até o começo de 1992 foi distrito de Goioerê. No final do mesmo ano elegeu o primeiro prefeito que tomou posse em janeiro de 1993.




A simpatia por São Paulo é tanta, que a principal avenida da cidade leva o nome de "Bandeirantes". A avenida é um trecho de rodovia para quem viaja entre Goioerê, Assis Chateubriand e Toledo.




O aniversário de Quarto Centenário é comemorado no dia 29 de abril. Geralmente a comemoração acontece na praça principal com show de graça. No mesmo período tem a festa do prato típico: "Frango Invertebrado". Tem esse nome porque é desossado e recheado com legumes.




A praça principal é a "Luiz Paoli". Quarto Centenário está localizada a 88 quilômetros de Campo Mourão e a 15 quilômetros de Goioerê. Pelo censo de 2010, tinha 4.856 habitantes. Pela estimativa realizada pelo IBGE em 2020, o município possui 4.465 moradores. Cerca de 40 por cento da população mora na área rural. A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 98,3 por cento. Em PIB per capita ocupa a posição 44 entre os 399 municípios do Paraná. Apenas 3 por cento da cidade tem rede de esgoto.




Na area urbana de Quarto Centenário são 1.330 imóveis residenciais. No cadastro da Copel, são 7 indústrias e 117 empresas comerciais e de prestação de serviços. Tem uma agencia bancária pelo sistema cooperativo e não conta com emissora de rádio. Uma das empresas geradoras de empregos é a Ussler, especializada em uniformes para empresas, cuja sede é na cidade de Cascavel.




A principal riqueza de Quarto Centenário vem da agricultura. São 27 mil hectares plantados com soja. O milho ocupa 25 mil ha. Destaque também para a produção de frangos. Até o início de 2009, a cidade contava com entreposto da Coagel de Goioerê. Devido a problemas financeiros a cooperativa foi arrendada pela Coamo Agroindustrial de Campo Mourão.




A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, pertence a Diocese de Campo Mourão. Foi fundada no dia 10 de abril de 1977. A festa da padroeira é realizada no 13 de maio.


[ voltar ]