19/12/2020 - KALORÉ -

Kaloré: única no Brasil que começa com a letra "K"



Kaloré, é uma cidade localizada a 136 quilômetros de Campo Mourão. O município integra a região de Apucarana. Pelo censo realizado em 2010, tem 4.506 habitantes, mas na estimativa realizada em 2020, está com 4.047. A sensação é que a cidade tem mais moradores. Cerca de 30 por cento da população mora na área rural. Quem nasce lá é denominado de "kaloreense".




As principais ruas de Kaloré têm grande fluxo de caminhões porque o centro da cidade é cortado pela PR- 466, uma rodovia que liga o norte do estado a municípios como Ivaiporã, Manoel Ribas e Pitanga. Não existe contorno para desviar o tráfego pesado. Para evitar a principal avenida, mais movimentada, muitos caminhoneiros utilizam as ruas próximas. A taxa de escolaridade de crianças entre 6 e 14 anos é de 96 por cento. Apenas 6 por cento da cidade conta com rede de esgoto.




A Avenida Paraná (trecho da PR-466), é a principal da cidade. Tem pouco mais de 1 quilômetro. Kaloré tem cerca de 1.640 imóveis residenciais na área urbana. Na prefeitura 25 empresas estão cadastradas como indústrias e 142 atuam no comércio e prestação de serviços. Não tem agência da Caixa ou Banco do Brasil. Vários serviços da Caixa são oferecidos na Lotérica. Não conta com emissora de rádio.




O aniversário de Kaloré é no dia 7 de agosto. Nos ultimos anos é sempre transferido para a segunda-feira, à pedido dos comerciantes. A prefeitura realiza vários dias para comemorar a data. As atrações, incluindo shows nacionais acontecem na praça principal que fica repleta de barracas que oferecem vários tipos de comida e artesanato. Nesse período também é servido no almoço a "Costela Assada no Bafo". Outra atração é o "Trilhão de Kaloré", que reune motociclistas de várias partes do Brasil. Em alguns anos o evento reune mais de 600 motociclistas, que percorrem trechos superiores a 40 quilômetros.




A principal praça da cidade é a "Francisco Lemes Gonçalves". Kaloré é um termo indígena que significa "terra fértil" ou "terra fofa". Detalhe: é a única cidade no Brasil, cujo nome começa com a letra "K". Outra curiosidade é sobre as eleições de 2020. Teve empate entre os candidatos Edmilson e Ritinha. Os dois fizeram 1.186 votos. Edmilson 59 anos, foi declarado prefeito, porque a Ritinha estava com 41.




Em Kaloré, o serviço de água e esgoto não é da Sanepar, mas sim uma autarquia da prefeitura. O sistema funciona desde 1966. Em Kaloré, os estudantes dos últimos anos do ensino fundamental são estimulados a pesquisarem fotos, objetos e documentos que retratam a história do município. Em 2012, os alunos montaram até um blog. http://memoriaskaloreenses.blogspot.com/




Os moradores dizem que Kalore tem um ótimo de futebol, mas outros falaram que as equipes da vizinha cidade de Nova Itacolomi são melhores. E agora???... Em 2019, a cidade sediou os Jogos Bom de Bola, do governo do Paraná.




Em 2018, Kalore, sediou uma fase dos Jogos da Juventude do Paraná. O palco principal foi o Ginásio Esportes "José Gonçalves Canello". A cidade também tem um clube de Bike com o nome de "Os Minhocas de Kaloré". Tem até uniforme estilizado. O grupo participa de competições em várias partes do Paraná.




A principal riqueza do município é a soja. A cultura é plantada em 11 mil hectares. O milho tem uma área de 7.400 ha. O trigo é cultivado em 2.700 ha. Destaque também para a cana com 387 hectares e a produção de frangos. O município conta com uma unidade da Cocari a Cooperativa dos Cafeicultores de Mandaguari. A Cocari foi uma cooperativa fundada em 1962 para reunir os cafeeicultores. Em 2004, foi decidido em Assembleia, pela mudança da razão social. A sigla Cocari continuaria, mas o nome passou para Cooperativa Agropecuária e Industrial. Em 2013 entrou em operação a Unidade Industrial de Aves.




Kaloré um mais um dos municípios que surgiu através dos braços da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, a mesma de Maringá, Londrina e Umuarama. O pioneiro conhecido por Heleno ou "Gato-preto", é considerado o fundador da cidade. Como encarregado da Companhia, ficou responsável pela derrubada da mata para o surgimento da cidade. Até 1961 foi distrito de Marumbi.




A Paróquia São Benedito de Kaloré pertence a Arquidiocese de Maringá e foi fundada em fevereiro de 1965.


[ voltar ]