23/12/2020 - PATO BRAGADO -

Pato Bragado: cidade da Festa Nacional do Cupim Assado



O município de Pato Bragado está localizado na divisa com o Paraguai a 250 quilômetros de Campo Mourão. Pelo Censo do IBGE realizado em 2010, estava com 4.822 habitantes. Na estimativa feita em 2020, subiu para 5.684 moradores. Quem nasce lá é denominado de "pato bragadense".




Na formação da represa da Usina de Itaipu, Pato Bragado teve parte da área rural ocupada pelas águas do Rio Paraná. Por isso está entre os 15 municípios chamados "lindeiros", aqueles que de uma forma ou outra foram impactados pela represa. Por causa disso, Pato Bragado recebe uma compensação financeira em torno de 6 milhões de reais por ano através dos "royalties de Itaipu".




Pato Bragado é uma cidade relativamente plana com ruas e avenidas em linhas retas com praticamente todas as quadras em formato de quadrado, medindo 100 metros de largura por 100 metros de extensão. A taxa de escolaridade é de 100 por cento. Em PIB per capita ocupa a posição 183 entre os 399 municípios paranaenses. Apenas 6 por cento da cidade conta com rede de esgoto.




Um dos pontos de encontro em Pato Bragado é o Lago Municipal. Na verdade são dois lagos. Conta com quadras esportivas e espaços para a prática de atividades físicas. Possui estacionamento, sanitários e até chafariz. Faltam árvores para proporcionar sombra.




A 10 quilômetros do centro de Pato Bragado está o Porto Britânia. O acesso é por uma estrada rural estreita, mas asfaltada (várias estradas rurais do municípios são pavimentadas). O Porto Britânia é o local preferido para quem gosta de pescar e praticar esportes náuticos, ou passear de lancha ou Chalana (pago). Não existe "praia" como em Porto Rico (Noroeste do Parana), mas vale a pena conferir o Lago de Itaipu e a floresta. Não tem bares ou quiosques.




O prédio da prefeitura de Pato Bragado segue o estilo alemão. O aniversário do município é no dia 18 de junho, mas os festejos acontecem em março com vários eventos desenvolvidos no Parque de Exposições.

Entre os eventos tem a tradicional "Festa Nacional do Cupim Assado". Esse prato é servido para mais de 3 mil pessoas desde 1988. São quatro toneladas de cupim. Tem ainda o concurso de miss, cantores nacionais e show baile. De forma paralela acontece a Expopato (exposição da indústria e comércio). Outros eventos na cidade são: encenação da Paixão de Cristo, Oktoberfest, jantar italiano e Semana Farroupilha.




Outra atração em Pato Bragado é a rua coberta no centro da cidade. São 84 metros de comprimento. O espaço é utilizado para vários eventos e é o principal local para as festas natalinas e virada do ano, servindo de espaço para os shows. Em dias normais o tráfego é liberado e "vira" um estacionamento coberto.




A maior parte das ruas e avenidas de Pato Bragado tem iluminação por lâmpadas de led. Na área urbana são 1.600 imóveis residenciais. A cidade tem 188 empresas comerciais e de prestação de serviços e 47 indústrias. Não possui agência da Caixa ou do Banco do Brasil, apenas uma instituição bancária pelo sistema de cooperativa. Tem uma emissora de rádio comunitária em FM.




Se tem uma praça no Paraná com o maior número de árvores por metro quadrado talvez seja a praça Luiz Dalcanele Filho. A Praça central de Pato Bragado ainda conta com parque infantil e banheiros.




As duas principais avenidas de Pato Bragado são a "Continental" (foto acima), e a Willie Barth. Parte das ruas da cidade homenageiam cidades paranaenses como Maringá, Paranaguá, Arapongas, Ponta Grossa e Apucarana.

A prefeitura desenvolve campanha de coleta de pneus inservíveis. O descarte é realizado em Borracharias e depois recolhidos por empresas de reciclagem. A cidade possui uma associação de catadores de produtos recicláveis.




Pato Bragado conta com um moderno centro cultural e histórico. A espaço foi construído pela prefeitura em parceria com a Itaipu. O centro recebe exposições, cursos e espetáculos culturais. É também onde funciona o museu da cidade.




Pato Bragado tem dois parques industriais e em novembro de 2020 estudava a implantação do terceiro. São várias indústrias de pequeno, médio e grande porte. Uma delas é a Schemaq que produz equipamentos agrícolas como micro trator, perfuradora de solo, picador de feno, roçadeira, caçamba basculante entre outros produtos.




Outra indústria de destaque em Pato Bragado é a Hileia Alimentos. Essa empresa produz biscoitos, achocolatados, mistura para bolos entre outros.




Pato Bragado ainda se destaca na produção de cerâmica e calçados. A empresa Beira Lago produz calçados para todas as idades e atividades. Fundada em 1996, a empresa exporta para todo o país e exterior.




Outro destaque na economia de Pato Bragado é a produção de carne de frango. Na lavoura a soja ocupa 4.290 hectares. O milho é plantado em cerca de 6 mil hectares.

Sete estradas rurais do município são asfaltadas, beneficiando o transporte escolar e o escoamento da safra.




Pato Bragado é mais um município colonizado pela Companhia Madereira Maripá, a mesma de Toledo, Marechal Cândido Rondon e outros do Oeste do Paraná. A MARIPÁ, foi fundada por alemães em 1946, entre eles Willy Barth. Aliás foi ele que em 1955 decidiu pelo nome. Foi para homenagear o navio "Pato Bragado", o maior a ancorar no município pelo Porto Britânia. Naquela época o Rio Paraná, era muito utilizado no transporte de mercadorias. Até 1992, Pato Bragado foi distrito de Marechal Cândido Rondon, quando elegeu o primeiro prefeito, que tomou posse em janeiro de 93.




A Paróquia São Luiz Gonzaga de Pato Bragado pertence a Diocese de Toledo. Foi fundada no dia 13 de abril de 1969.


[ voltar ]