31/12/2020 - GRANDES RIOS -

Grandes Rios: grande potencial para exploração turística



A entrada da cidade de Grandes Rios tem um um portal diferenciado. É em formato de cúpula. Estava precisando de uma pintura (outubro/2020). Grandes Rios está localizada a 180 quilômetros de Campo Mourão e integra a região de Apucarana. Pelo Censo realizado em 2010 o município contava com 6.625 moradores, mas na estimativa realizada em 2020, caiu para 5.497. Quase metade da população mora na área rural.




Um dos pontos mais altos de todo o município é o da praça em frente da igreja matriz. Venta muito forte. Em Grandes Rios, a taxa de escolarização é de 96,1 por cento. Quando se fala em PIB per capita, o município ocupa a posição 326 entre os 399 do Paraná. Cerca de 30 por cento da cidade tem rede de esgoto.




Quando dissemos que o ponto mais alto do município é a praça da igreja, não foi uma força de expressão. A avenida principal (imagens logo abaixo), é um espigão, e as ruas laterais "vão" para baixo. Na área rural tem o relevo "suave" e também o mais acentuado. Tem morros e paredes de rocha. Por essa paisagem passam vários rios entre eles o Ivaí, Branco e Alonso, além de corredeiras. São locais que podem atrair turistas, mas isso não é explorado. O Rio Ivaí está localizado a 4 quilômetros do centro da cidade.




No centro de Grandes Rios tem uma atração especial. Em frente a agência do Banco do Brasil foi construída uma réplica ou maquete do município. É possível ver o relevo, os rios, pastagens e áreas de plantio. O local é muito visitado pelos estudantes.




O aniversário de Grandes Rios é comemorado no dia 14 de março. Geralmente três dias de festa no final de semana. Conta com shows de artistas de renome nacional. As apresentações acontecem no Estádio e a entrada é de graça. Tem parque de diversões. Outros eventos acontecem no distrito de Ribeirão Bonito. De forma paralela é realizada a Expogrios.




A Avenida Brasil, é a principal. Grandes Rios é sede de comarca. Tem hospital municipal. Além do do Banco do Brasil possui uma instituição bancária privada. Na area urbana são 1.600 imoveis residenciais e 163 empresas comerciais e de prestação de serviços. Não tem emissora de rádio.




A maior parte das empresas estão concentradas na Avenida Brasil. O município tem 15 indústrias. Entre elas destacam-se os Laticinios Dal Ben e Laurita e a Café Grandes Rios. Outro destaque é para a Facção Grandes Rios LTDA, onde muitos moradores são responsáveis pela costura das peças.




O esporte mais praticado na cidade de Grandes Rios é o futsal. Destaque principalmente para as categorais menores. Garotada do município já conquistou títulos como dos Jogos Escolares. No futebol de campo são vários torneios envolvendo times femininos, veteranos e de crianças. As competições que também incluem um campeonato regional, acontecem no Estádio "Álvaro Machado".




Em Grandes Rios, a principal lavoura é a de soja que ocupa 4 mil hectares. O trigo tem área de 1.900 ha, café 1.700h, milho 1.050. Destaque também para a produção de frangos. O rebanho bovino do município é de 37 mil cabeças. São 18 mil hectares de pastagens. No município existe um programa de incentivo a implantação da criação do bicho da seda.




A cidade de Grandes Rios começou a ser formada a partir de 1950. Olympio Nogueira Monteiro, comprou a área de terras e através da Imobiliária Grandes Rios, passou a vender os lotes para interessados principalmente no plantio de café. Foi um sucesso. Porém o município sofreu com a grave crise provocada pela geada negra em 1975.




Em 1965, Grandes Rios foi elevado à condição de distrito pertencente ao município de Cândido de Abreu. Logo depois, em dezembro de 1967, passou a município. O primeiro prefeito nomeado foi o próprio colonizador Olympio Nogueira Monteiro. A Paróquia São Judas Tadeu foi fundada em 1970, mas só foi instalada no ano 2.000. Pertence a Diocese de Apucarana.


[ voltar ]