9/3/2021 - MARUMBI -

Marumbi: outra cidade que surgiu por causa do café



A cidade de Marumbi está localizada a 121 quilômetros de Campo Mourão. Esse trecho, para quem sai de Campo Mourão, passa por dentro da cidade de Floresta e depois até Itambé. O município faz divisa com Jandaia do Sul. Pelo censo realizado em 2010 estava com 4.603 habitantes e na estimativa de 2020 subiu para 4.677. Cerca de 30 por cento da população reside na area rural.




Em frente ao trevo da PR-466, que dá acesso à Avenida Tiradentes, a principal de Marumbi, tem o Parque Ambiental Santo Expedito. É uma obra recente, inaugurada em junho de 2020. É bom salientar que Apucarana, na mesma região, tem um parque que leva esse nome, e muitas pessoas fazem confusão entre os dois. O local tem pista de caminhada com piso em paver e iluminada. O parque fica em um morro de onde é possível apreciar a paisagem rural e da cidade. Na área rural o município tem ainda o Parque Ecologico Mina de Marumbi.




Pouca gente sabe, mas antes de Jandaia do Sul, os pais do apresentador Ratinho do SBT moravam em Marumbi. A família deixou Monte Sião em Minas Gerais para tentar a sorte no Paraná. Ratinho tinha 3 anos quando chegou à Marumbi. O pai dele Domingos Massa, era pedreiro e a mãe Maria Talarico trabalhava de lavadeira. Quando o apresentador de televisão tinha 12 anos, a família mudou para Jandaia do Sul. Domingos Massa faleceu no dia 13 de outubro de 2003. Como homenagem o complexo esportivo da cidade recebeu o nome do pai do Ratinho, que foi sepultado em Monte Sião a cidade Natal.




A rodoviária de Marumbi é uma das poucas que ainda estão funcionando em cidades do mesmo porte. A média salarial no município é de 1,7 mínimo por mês, uma das mais baixas do Paraná. Em PIB per capita o município ocupa a posição 384 entre os 399 do Estado. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 97, 1 por cento. A cidade não tem rede de esgoto. Quem nasce lá é chamado de Marumbiense.




O aniversário de Marumbi é comemorado no dia 25 de julho. A festança realizada em 3 ou 4 dias é marcada pela realização dos Jogos Abertos Municipais e encontro de trilheiros. Os shows acontecem no centro da cidade com praça de alimentação. Geralmente na praça é serviço um almoço que por tradição tem costela no cardápio. A renda do almoço é destinada à APAE.




O Ginásio de Esportes de Marumbi tem o apelido de "Birão". Sobre esportes, a cidade realiza no final do ano a "Corrida do Ano Novo". Podem participar todas as pessoas com mais de 14 anos.




A area urbana de Marumbi conta com 1.630 imóveis residenciais, 120 empresas comerciais e de prestação de serviços. O cadastro da prefeitura cita 38 indústrias. A cidade não tem emissora de rádio e possui uma agência bancária privada.




Na agricultura destaque para a soja com 3.000 hectares e a cana de açúcar com 2.622. O trigo ocupa 1.700 ha. O milho está em 540 ha. O município tem 35 hectares com café. O rebanho bovino é de 13.700 cabeças. É grande a produção de frangos. O município possui uma unidade da Cooperativa Cocari.




Marumbi é mais uma cidade que surgiu através da Companhia de Terras Norte do Paraná, a mesma de Londrina, Maringá, Cianorte e Umuarama. Tudo começou em 1943, quando a empresa começou a venda dos lotes para os interessados no plantio de café. Com a "Geada Negra" de 1975, que dizimou os cafezais do Paraná, o município perdeu muitos habitantes. O nome é o mesmo de um Rio localizado a 6 quilometros do centro da cidade. Até 1960 foi distrito de Jandaia do Sul.




A paroquia "Senhor Bom Jesus", foi fundada em agosto de 1959 e pertence a Arquidiocese de Maringá.


[ voltar ]