19/1/2021 - SÃO JOSÉ DAS PALMEIRAS -

São José das Palmeiras: festa do peão e costela desossada



Ao entrar na principal avenida de São José das Palmeiras, que é um prolongamento da PR-317, você já fica sabendo porque a cidade tem esse nome. Em meio a arborização tradicional estão várias espécies de palmeiras. A quantidade vai aumentando conforme a gente vai chegando ao centro. Quem é do município leva a denominação de São-joseliense.




São José das Palmeiras é uma cidade localizada a 225 quilômetros de Campo Mourão, e integra a região de Toledo. Pelo censo do IBGE realizado em 2010 o município contava com 3.830 habitantes, porém na estimativa feita em 2020, a população foi reduzida para 3.627 e destas cerca de 1.000 pessoas moram na área rural. A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 99,5 por cento. Em PIB per capita o município está na posição 338 entre os 399 do Paraná. Apenas 2 por cento da cidade conta com rede de esgoto.




O perímetro urbano de São José das Palmeiras tem menos de 2.900 moradores, mas se você estiver apenas de passagem trafegando pela avenida José Bonifácio (trecho de rodovia), a sensação é de que é bem maior. Isso se deve a pista dupla com canteiro central largo e em nível e ausência de terrenos vazios, além de um váriado comércio dos dois lados da via. Praticamente todas as lojas da cidade estão nessa avenida que tem cerca de 1 quilômetro.




Como dissemos no bloco acima, ao passar pela avenida principal, a sensação é de que a cidade é maior. Na verdade é uma avenida diferenciada de várias outras pequenas cidades. Além da pista dupla com canteiro central largo e em nivel, tem ainda duas rotatórias, sendo que uma delas tem uma pequena praça. É uma cidade com vários eventos promovidos pela prefeitura como o Projeto Verão Mais em parceria com a Itaipú, Campeonato Municipal de Futsal, Festival de Música, Miss Terceira Idade. Na área rural, mais precisamente na Fazenda Triângulo, propriedade particular, tem um morro onde várias pessoas fazem saltos de asa delta e parapente.




Na parte urbana São José das Palmeiras tem cerca de 1.060 imóveis residenciais e 110 empresas comerciais e de prestação de serviços. Conta com 15 indústrias, todas de pequeno porte. A única agência bancária é pelo sistema cooperativo e a emissora de rádio é comunitária. Grande parte do município tem um relevo que não permite a agricultura tradicional e a paisagem é dominada por pastagens. O milho ocupa 2.500 hectares, a soja tem 2.300 ha. Também tem uma área com 750 ha de mandioca, 150 de cana e 125 de feijão. O rebanho bovino é estimado em 25 mil cabeças. Destaque ainda para a produção de frangos. O município conta com uma unidade da Copagril.




O aniversário de São José das Palmeiras é comemorado no dia 17 de abril. Os festejos de vários dias acontecem em sua maior parte no centro de eventos, que é uma arena de rodeio onde também acontece a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro. A festa ainda conta com parque de diversões, praça de alimentação, shows e é servida a costela assadada e desossada prato típico do município.




A localidade começou a ser formada no começo dos anos 60 apenas com o nome "São José". Os pioneiros foram atraídos pela cultura do café. Até 1979 foi distrito de Santa Helena. Com a emancipação inclui o nome "Palmeiras". A Paróquia São José pertence a Diocese de Foz do Iguaçu. E um fato que levou a cidade a ser divulgada em todo o Brasil, foi quando uma menina de 11 anos, acabou sendo expulsa da igreja ao questionar o padre sobre os motivos pelos quais ela e outros coroinhas precisavam ir tanto à igreja. Em determinado momento a criança falou: "desse jeito a gente não vai sair mais da igreja". Os questionamentos da criança deixaram o padre nervoso. Os dois discutiram feio e o religioso não quis a menina como coroinha e nem que fosse mais à igreja. O episódio repercutiu na imprensa.


[ voltar ]