9/3/2021 - OURO VERDE DO OESTE -

Ouro Verde do Oeste: destaque no rodeio e energia alternativa



Ouro Verde do Oeste é um município novo. O primeiro prefeito foi eleito em 1992 e assumiu em janeiro de 1993. A cidade está localizada a 211 quilômetros de Campo Mourão passando por Goioerê e Toledo e a 235 Km se a viagem for feita via Ubiratã e Cascavel. Quem nasce ou mora lá é denominado de "ouro-verdense". Tem 5.682 habitates (1.653 na área rural).




A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 99 por cento. EM PIB ocupa a posição 184 entre os 399 municípios do Parana. A rede de esgoto atinge 26 por cento dos imóveis urbanos. O nome faz referência ao café, grande riqueza na época em que a comunidade começou a ser formada.




A praça "Walter Bonthen" de Ouro Verde do Oeste tem 200 metros de comprimento e está localizada na Avenida Brasil a principal da cidade. Ao centro fica a Igreja Matriz. Tirando uma das laterais que serve estacionamento da igreja o local é bem arborizado. E precisa mesmo. No dia em que visitamos a cidade a temperatura passou dos 42 graus e ao final da tarde, com o Sol já se pondo o termômetro digital marcava 39 graus. A maior parte das ruas e avenidas tem nomes de capitais brasileiras e países. A Brasil, mais importante, é prolongamento da PR-317, que liga Toledo até as cidades de São José das Palmeiras e Santa Helena.




O moderno Centro Cultural de Ouro de Verde do Oeste está localizado em uma rotatória na avenida principal. Aliás, na cidade só tem essa rotatória. Na verdade, a rotatória é em forma de losango com "pontas arredondadas". Na imagem da fachada (acima), o Centro Cultural parece ser menor do que é, mas a área coberta é de quase 1.200 metros quadrados, incluido anfiteatro e outras instalações que só podem ser vistas conforme você vai contornando a rotatória. O município promove a mais de 20 anos o Festival da Canção. Em 2018 foi lançado um livro intitulado "Memórias de Ouro Verde do Oeste", reunindo entrevistas com parentes ou pioneiros que desbravaram o local entre 1959 a 1965. No esporte a cidade se destaca no Kung Fu e Futsal.




Na área urbana, Ouro Verde do Oeste tem cerca de 1.900 imóveis residenciais e 132 empresas comerciais e de prestaçao de serviços. Na área industrial estão cadastradas 26 empresas. Possui uma agência bancária privada. Não tem emissora de rádio. Entre as indústrias estão um frigorifico de peixe e a Algomix, que produz rações e insumos para pets e aminais de grande porte. Recentemente entrou em operação no município a 1ª usina híbrida de biogás e energia fotovoltaica em grande escala do país. A usina é privada oferecendo energia para empresas de várias cidades do Oeste do Paraná. Durante o dia a energia elétrica é gerada por placas solares enquanto o biogás é armazenado para os períodos sem Sol. A cidade possuiu um estruturado parque de exposições com arena de rodeio circular com arquibancada e tem coleta de lixo reciclável.




A prefeitura de Ouro Verde do Oeste fica fora do centro da cidade. O aniversário é comemorado no dia 12 de junho. Em maio é servido o almoço "Tilápia no Tacho. O município promove eventos de Natal e Virada do Ano. Os festejos acontem na praça principal. Outro evento muito esperado é a Festa do Peão de Boiadeiro que já tem mais de 30 anos e é reconhecida como uma das melhores do Paraná. Na agricultura destaque para a soja com 12.500 hectares. Milho 8.350 ha, trigo 850 ha. Rebanho bovino é estimado em 19 mil cabeças. É grande a produção de frangos e suínos. Conta com unidade da Coamo Agroindustrial Cooperativa.




Quando visitamos a cidade, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida estava em reformas. Foi fundada em abril de 1975 e pertence a Diocese de Toledo. As primeiras famílias chegaram a Ouro Verde do Oeste a partir de 1959 atraídas pelo baixo preço das terras. Passou a distrito de Toledo em 1968 e conseguiu a emancipação em 1989, elegendo o primeiro prefeito em novembro de 1992.

[ voltar ]