7/3/2021 - ROSÁRIO DO IVAÍ -

Rosário do Ivaí: belezas naturais e capital da uva Niágara



O nossa visita à Rosário do Ivaí já começa pela área rural. A vários quilômetros da cidade pela PR-082 é impossível ficar indiferente com as belezas naturais e curiosidades que margeiam a rodovia. São vários morros como o da imagem acima chamado de "Clarindo". Tem gente que sobe lá para saltos com asa delta.




O morro preferido pelos aventureiros em Rosário do Ivaí, é o dos "Porongos". Moradores disseram que subir lá não é nada fácil, e por isso atraí muitas pessoas a procura de emoção. Quem estiver em boa forma física consegue chegar ao topo caminhando por cerca de 3 horas. O esforço é compensado pela bela paisagem e por uma rampa natural que favorece a prática de parapente ou asa delta. No máximo um automóvel ou motocicleta chega ao pé do morro, embora alguns trilheiros se aventuram com suas motos e conseguem a proeza.




Para chegar a Rosario do Ivaí você ainda passa pela ponte do Rio do Peixe. Devido ao tráfego não tem como parar e fazer fotos. O negócio é deixar o carro em uma área segura e andar até a ponte, mas compensa pela imagem. O Rio do Peixe deságua no Rio Ivaí. Um trecho dele está localizado a quatro quilômetros da cidade, já a ponte é bem mais longe.




Por causa das belezas naturais e diveros morros Rosário do Ivaí tem atraído turistas para a prática de esportes como cicloturismo e trilheiros com suas motocicletas. O local também é preferido para passeios a pé. O município já sediou a Caminhada Internacional da Natureza cujo percurso foi de 12 quilômetros.




Ainda percorrendo a PR-082 em direção a cidade de Rosário do Ivaí encontramos várias plantações de maracujá. Percebemos que é grande quantidade de pequenas propriedades rurais.




Agora, o que chama mesmo a atenção passando pela PR-082, é a quantidade de parreiras de uva. Não é toa que Rosário do Ivaí é considerada a Capital da Uva Niágara. Por isso a principal festa é da "Uva Niágara", cujo evento falaremos mais à frente.




E se ao trafegar pela rodovia você sentir vontade de tomar um vinho, suco ou saborear a uva, não tem problema. Alguns agricultores colocam seus produtos em barracas. Ninguém vai atender. Você escolhe o que quer, verifica o preço e deixa o dinheiro em uma caixinha. É bom estar com dinheiro trocado, ou então não fazer questão do troco.




E depois de parar várias vezes para apreciar a natureza chegamos a cidade de Rosário do Ivaí que tem como "portal" a Praça da Santa e o rosário gigante. Rosário do Ivaí está localizada a 212 quilômetros de Campo Mourão, via São João do Ivaí (único acesso com asfalto). O município tem 5.588 moradores (censo de 2010), dos quais metade mora na área rural. Na estimativa de 2020, caiu para 4.689 habitantes.




A principal avenida de Rosário do Ivaí é a "São Paulo". A maior parte das vias públicas são nominadas com cidades do Paraná e Estados. Na área urbana são 1.330 imóveis residenciais e 160 empresas comerciais e industriais. Tem agências do Bradesco e Cresol. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 97 por cento.




No principal cruzamento de Rosário do Ivaí (Avenida São Paulo com a rua Cornélio Procópio) tem mais uma imagem sacra. Bem pertinho desse cruzamento está a igreja matriz e também um pequeno hotel com restaurante. O restaurante, com o nome "Gela Goela" atende clientes e não clientes do hotel. Serve uma deliciosa comida caseira. Em PIB per capita o município ocupa a posição 374 entre os 399 do Paraná.




A Prefeitura e a Câmara dos Vereadores estão em um prédio único. O aniversário de Rosario do Ivai é comemorado no dia 30 de outubro, mas o grande evento é a tradicional Festa da Uva Niágara que é comemorada nos últimos dias dezembro. A festa é grande com shows nacionais, rodeio, esportes radicais, concurso da Rainha da Uva, almoço e outras atividades paralelas.




A praça principal de Rosário do Ivaí, é da igreja mariz, mas não é tão grande. Na mesma quadra funcionam alguns departamentos da prefeitura e o salão paroquial. Tem área de estacionamento sem árvores e uma quadra esportiva. A parte com árvores da praça não passa de 30 por cento. Quase 50 por cento da cidade conta com rede de esgoto.




Devido ao relevo o espaço com as culturas mais tradicionais é bem reduzido. O plantio com soja em Rosário do Ivaí não passa dos 3 mil hectares. O milho ocupa 510 ha, feijão 200 ha e uva 180 ha. Grande é o rebanho bovino com mais de 50 mil cabeças. O município tem um laticínios e unidade da Cooperativa Cocari.




O território onde hoje se situa Rosário do Ivaí, começou a receber os primeiros habitantes a partir de 1920. O núcleo urbano passou a ser formado a partir do final dos anos 50 com a chegada de famílias do centro do Paraná e também dos Campos Gerais. Na época a comunidade pertencia a Grandes Rios, sendo emancipada em 1986. O primeiro prefeito, eleito em 1988, assumiu em 1989.




A Paróquia Nossa Senhora do Rosário pertence a Diocese de Guarapuava. Foi fundada em 1974. A paróquia é responsável pela Santa Casa. Relatos de pioneiros informam que o nome do município se deve a uma planta chamada "monocotiledônea". A localidade tinha muito dessa planta. Seus frutos eram usados como contas de rosário pelos pioneiros.

[ voltar ]