9/3/2021 - ALVORADA DO SUL -

Alvorada do Sul: recanto turístico e da pesca ao Barbado



Alvorada do Sul está localizada na divisa com o Estado de São Paulo a 245 quilômetros de Campo Mourão. O principal trevo de acesso à cidade é uma confluência da PR-090, unindo quem vem das bandas de Londrina, e quem faz o sentido contrário oriundo de Porecatu. Uma outra rodovia, a PR-437, é caminho para Primeiro de Maio, mas é preciso entrar até o centro da cidade para poder acessar.




Passando o trevo vamos encontrar do lado esquerdo um obelisco em forma de despertador e o portal. No mesmo trecho tem a unidade da Cocamar com cerca de 300 metros de comprimento voltados para a rodovia. A população de Alvorada do Sul está crescendo. Pela estimativa do IBGE realizada em 2020, tem 11.503 habitantes contra 10.283 (2.945 na área rural) do Censo de 2010.




Passando o portal a primeira visão é a do Lago dos Patos. Tem pista de caminhada, pedalinhos e até desembarcadouro. O lago tem quase 2 quilômetros de extensão. É dividido em três partes, uma delas permite a utilização de jet ski e caiaques.




O Lago dos Patos é o principal ponto de encontro dos moradores de Alvorada do Sul. Em dois locais é possível atravessar o lago. As áreas de travessia são as responsáveis pela divisão do lago em três partes.




Um obelisco de destaque no Lado dos Cisnes é o do "Pescador". Feito em concreto e por ter 6 metros de altura é possível enxergá-lo de qualquer ponto do Parque. Quem nasce em Alvorada do Sul é denominado de "alvoradense-do-sul.




Alvorada do Sul é uma cidade cercada ao norte, leste e oeste pela Represa de Capivari. Basta percorrer alguns quilômetros para chegar às margens do grande lago repleto de chácaras, algumas para locação e condomínios, vários com residências de luxo. Não tem nada a ver com o Lago dos Patos, dentro da cidade. A represa do Capivari, foi formada com a construção da Usina Hidrelétrica de Capivara no Rio Paranapanema. A obra começou em 1970 e foi inaugurada em 1978.

E aí vem a pergunta: qual a diferença entre capivara e capivari??. Bom, capivara é o animal e capivari na língua indígena Tupi Guarani significa "rio das capivaras".





Com algumas excessões como "Duque de Caxias" e "Anita Garibaldi", a maior parte das ruas e avenidas de Alvorada do Sul têm nomes de pioneiros. O índice de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 97 por cento. Em PIB per capita ocupa a posição 282 entre os 399 municípios do Paraná. Apenas 5 por cento da cidade conta com rede de esgoto.




A praça "Antonio de Souza Lemos", principal de Alvorada do Sul, está localizada em frente a Igreja Matriz, mas em quadra separada. Ou seja é possível passar de automóvel entre as duas. Na quadra da igreja tem poucas árvores e o espaço maior é reservado para estacionamento.




Ainda na praça principal de Alvorada do Sul, um painel lembrando os 25 anos de fundação da paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Tem um chafariz, mas quando fizemos a visita estava sem água. O local dispões de WI-FI de graça.




A Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem duas torres com mais de 30 metros de altura. Segundo alguns religiosos o estílo é romano e foi construída nos anos 50 com blocos de cimento especiais produzidos de forma manual. Os relógios têm o mesmo problema da Catedral de Campo Mourão: "cada um marca um horário diferente". Pertence a Arquidiocese de Londrina.




Em Alvorada do Sul a prefeitura e a câmara dos vereadores estão lado a lado em frente a praça principal. O aniversário do município é comemorado no dia 14 de dezembro. Mas a festa principal é da "Pesca ao Barbado", realizada em novembro. Outro grande evento é a festa da padroeira que acontece em junho.




Se na Lagoa dos Patos tem uma homenagem aos pescadores, no centro da cidade tem um "lenhador". É para lembrar os pioneiros que começaram a chegar nos anos 40 atraídos pelo plantio de café e que encontravam grandes florestas. A madeira era vendida e também utilizada na construção das primeiras moradias. Em 1951 foi desmembrado de Porecatu.




Quando criança quem jogou no Estádio Álvaro Alves em Alvorada do Sul foi o menino Lima. Nascido na cidade em 1981, Lima atuou pelo Corinthians em 2008. Antes, em 2005 foi campeão paranaense e vice campeão da libertadores pelo Atlético. Em 2011 foi artilheiro do Caxias (RS). Em 2006 teve uma passagem pelo São Paulo.




No perímetro urbano Alvorada do Sul tem cerca de 5.500 imóveis residenciais. A quantidade de empresas comerciais e de prestação de serviços gira em torno de 320. Possue 43 firmas consideradas como do setor industrial. Tem agência do Banco do Brasil e não conta com emissora de rádio.




A maior riqueza de Alvorada do Sul está na agricultura. O plantio de soja ocupa 23 mil hectares. O milho é cultivado em 22 mil ha. Tem ainda 90 ha de feijão e 150 ha de café. O rebanho bovino é estimado em 5 mil cabeças. Um setor que vem crescendo no município é a produção de tilápias. Em 2020 já era o sétimo produtor do estado.

[ voltar ]