10/3/2021 - CURIÚVA -

Curiúva: Guarda Mirim, Porco na Lata e Country Fest



Curiúva é uma cidade localizada na região de Telêmaco Borba a 343 quilômetros de Campo Mourão. Duas rodovias chegam até a localidade. A PR-090, famosa rodovia do Cerne, que liga Curitiba ao Norte do Paraná e a PR-160 que serve de ligação entre Telêmaco Borba e Ourinhos (SP).

Nos últimos dez anos, Curiúva teve crescimento populacional. No censo realizado pelo IBGE no ano de 2010, foram contabilizados 13.923 habitantes (4.350 na área rural) e na estimativa feita em 2020 passou para 15.196 moradores. Na língua indígena o nome da cidade significa "árvore da pinha" ou "pinheiro". Quem nasce ou mora na comunidade é chamado de "curiuvense".




A maior parte das ruas e avenidas de Curiúva tem nomes de pioneiros e o pavimento é de lajota, um material bem mais resistente que o asfalto e que muitas prefeituras utilizaram principalmente nos anos 80. Atualmente a prefeitura vem optando pelo tradicional asfalto e em vários trechos as lajotas foram cobertas pelo famoso "piche". O índice de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 99 por cento. Em PIB per capita ocupa a posição 390 entre os 399 municípios paranaenses. Apenas 4 por cento da cidade conta com rede de esgoto.




A prefeitura de Curiúva funciona em um prédio com fachada em estilo antigo. Ao lado existia uma casa de madeira que foi derrubada recentemente. Quando fizemos a foto (março 2021) ainda faltava retirar a parede lateral com as janelas. Dependendo do ângulo de visão dá a impressão que a parede é da prefeitura.

O aniversário de Curiúva é comemorado em 26 de outubro com desfile tendo como destaque a Fanfarra Municipal da Guarda Mirim. Os festejos são recheados com shows, parque de diversões, eventos religiosos e praça de alimentação. O prato típico do município de Curiúva é o porco na lata. O município tem um centro de eventos onde são realizados grandes shows nacionais e ainda o Curiúva Country Fest.

Curiúva é uma das poucas cidades brasileiras que ainda tem Guarda Mirim. Existe um espaço chamado de Associação, onde os meninos aprendem a tocar violão, computação, futebol, civismo e disciplina militar. A iniciativa tem apoio do comércio e pessoas da comunidade. Mas ao contrário do que acontecia nos anos 70 e 80, hoje as crianças não podem trabalhar nas empresas da cidade.




No perímetro urbano, Curiúva tem 4.338 imóveis residenciais. O município possui 333 empresas comerciais e de prestação de serviços e mais 41 firmas consideradas do setor industrial. Não tem agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Não dispõe de emissora de rádio. A cidade possui várias empresas que atuam no ramo madereireiro. A prefeitura administra um hospital municipal.




O Ginásio de Esportes é denominado de "Caetê", primeiro nome da localidade de Curiúva. A quadra não tem o tamanho oficial para competições estaduais. As principais atrações esportivas realizadas no local são de futsal. Uma é municipal e a outra regional. A cidade também conta com o Clube Recreativo Curiuvense fundado no começo dos anos 50. Alguns moradores disseram que a prefeitura vem desenvolvendo um projeto para construir um outro ginásio de esportes dentro das dimensões oficiais.




O templo da Congregação Cristã de Curiúva é um dos mais imponentes do Paraná. Calcula-se que quase 10 por cento dos moradores pertençam a essa denominação religiosa ocupando a segunda posição dentre as igrejas pentecostais. A maior quantidade de evangélicos em Curiúva é da Assembleia de Deus.




A principal atividade agrícola é a cultura da soja com 9.200 hectares. O milho ocupa uma área de 3.500 ha. O feijão tem o terceiro maior espaço com o plantio atingindo 560 hectares. O rebanho bovino é estimado em 38 mil cabeças. O município também produz 12 toneladas de mel por ano. Destaque também para o rebanho suíno. A cidade conta com a unidade da Capal Cooperativa Agroindustrial. A matriz da Capal fica em Arapoti onde surgiu nos anos 60, através da iniciativa de um pequeno grupo de produtores holandeses.




Foi entre 1910 a 1920 que os primeiros moradores começaram a chegar ao atual território de Curiúva. O povoado recebeu o nome de Caetê e pertência ao município de Tibagi. No final dos anos 30 foi elevado à distrito de São Jerônimo da Serra. Um decreto de 1943 mudou o nome de Caetê para Curiúva. Em 1945 passou a ser distrito de Congohinhas e foi emancipado em 1947.




A Paróquia Divino Espírito Santo está localizada na Praça Constante Borges e pertence a Diocese de Cornélio Procópio. Foi fundada em 1952, e na época integrava a Diocese de Ponta Grossa.

[ voltar ]