4/4/2021 - NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS -

Nossa Senhora das Graças: doze ruas começam ou terminam na igreja



Nossa Senhora das Graças é uma cidade localizada perto de Colorado, a 158 quilômetros de Campo Mourão e a 35 km da divisa com o Estado de São Paulo. A cidade é cortada pela PR-542, trecho que liga Colorado até Londrina e pela PR-317 que faz a ligação entre Maringá e Presidente Prudente (SP). Quem nasce ou mora lá é chamado de gracense. No começo de 2020, a estátua da Santa que está no portal teve as duas mãos arrancadas por vândalos. A imagem foi restaurada.




Nossa Senhora das Graças tem 3.836 habitantes, dos quais 654 residem na área rural. A taxa de escolarização de crianças entre 6 e 14 anos é de 97 por cento. Em PIB per capita é o 375º entre os 399 do Paraná. Quatro por cento da cidade está servida pela rede coletora de esgoto. No perímetro urbano apresenta 1.254 imóveis residenciais. O município tem 102 empresas comerciais ou prestadoras de serviços e 29 pequenas indústrias. Não dispõe de agências da Caixa ou Banco do Brasil.




A rodoviária de Nossa Senhora das Graças tem uma arquitetura interessante, mas quando visitamos a cidade em outubro de 2020, o prédio parecia abandonado, embora o local estivesse recebendo ônibus e passageiros. Era possível notar muitos problemas como infiltração de água, falta de iluminação, paredes descascadas e pichações por dentro e por fora. Ao conversar com um morador fomos informados que a prefeitura já havia aberto uma licitação para a reforma do terminal.




A praça de Nossa Senhora das Graças está em uma rotatória. Ao centro tem a Igreja Matriz. Essa rotatória é o "núcleo" da cidade. Todas as 8 principais ruas e avenidas desembocam nela, sendo que 4 dessas vias são de duas pistas, totalizando 12 vias. Em outras palavras: é dificil ir a qualquer local da cidade sem passar pela praça. A rotatória é como se fosse um "centro de distribuição". Outra curiosidade é que o abastecimento de água não é feito pela Sanepar e sim pela prefeitura através de poços artesianos. No Paraná, 53 cidades não contam com a Sanepar.




O aniversário de Nossa Senhora das Graças é comemorado no dia 28 de julho. A principal atividade agrícola no município é o cultivo da cana de açúcar. São 6 mil hectares. A soja ocupa um espaço de 1.550 ha e o milho 1.160. O rebanho bovino é estimado em 11 mil cabeças. Destaque para a produção de frangos.




A comunidade de Nossa Senhora das Graças começou a surgir no final dos anos 40 com a chegada dos pioneiros. Elevado a categoria de distrito em 1951, foi emancipado de Guaraci em 1960. A Paróquia que leva o nome do município foi instalada em 1959 e pertence a Diocese de Apucarana.

[ voltar ]