28/6/2021 - CAMBIRA -

Cambira: após crise do café, a retomada econômica com o frango



Via de regra a entrada das cidades tem o letreiro em destaque. Outras mostram o Santo Padroeiro e ainda tem aquelas com portal de boas vindas. Já em Cambira, tem todos. Na esquerda está o letreiro com bandeira do Brasil. Ao centro a imagem do Padroeiro São José e a direita o pórtico de boas vindas. O portal ainda tem ao centro um painel digital com várias informações, entre elas a hora e temperatura. Cambira é uma cidade localizada entre Apucarana e Jandaia do Sul, a 132 quilômetros de Campo Mourão.




Pelo Censo do IBGE realizado em 2010, Cambira tinha 7.236 habitantes, dos quais, 1.761 moravam na área rural. Na estimativa de 2020, passou para 7.917. Em PIB per capita, Cambira é o 313º entre os 399 do Paraná. Apenas 14 por cento da cidade tem rede coletora de esgoto. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 98 por cento. O aniversário é comemorado no dia 22 de outubro.




Além do futebol, o Estádio Municipal de Cambira recebe outros eventos como shows nacionais dentro da programação de aniversário e da Expocam. Quem nasce ou mora em Cambira é denominado de "cambirense". Cambira na língua indígena significa um tipo de cipó. A localidade começou a surgir no final dos anos 40 por iniciativa da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, com a denominação São José do Cambira. Até 1960 foi distrito de Apucarana. Assim que virou município o nome foi reduzido só para "Cambira".




Cambira é um dos poucos municípios brasileiros que possui uma cancha municipal de bocha. A grande e tradicional competição esportiva são os Jogos do Comércio com várias modalidades. Na Semana Santa é encena a Paixão de Cristo. A maior parte da cidade é iluminada com lâmpadas de led. A iniciativa da Casa das Fraldas, que surgiu em Campo Mourão, também foi seguida por Cambira. Lá é Clube da Fralda.




No período natalino a prefeitura enfeita as principais ruas e avenidas, bem como as praças da Mangueira e dos Pioneiros. Inclui trenzinho e casa do Papai Noel. É uma tradição da prefeitura entregar brinquedos às crianças cadastradas. A festa da virada do ano é recheada com shows e fogos de artifício.




Pelo cadastro da prefeitura Cambira tem 124 empresas no setor industrial e 245 nas áreas do comércio e da prestação de serviços. Entre as indústrias está a Forquimica (foto acima). A empresa foi inaugurada em 1985, e produz insumos e fertilizantes líquidos para o setor agropecuário. Os produtos são exportados até para os Estados Unidos. Também na cidade está instalada a Nutridani. É uma fábrica de rações para cães e gatos. Outra indústria é a Stevia Natus que produz adoçantes e produtos light.




Cambira não é uma cidade padronizada. Nos seus 2 quilômetros de comprimento por 1 quilômetro de largura são várias configurações de quadras e de ruas. Tem 3.100 imóveis residenciais na área urbana. Não tem agência do Banco do Brasil e nem da Caixa Econômica Federal. Possui uma emissora de rádio.




Cambira é uma das cidades do Paraná que surgiu com o auge do café, mas com a geada negra de 1975 o município precisou se reinventar. Hoje a principal riqueza é a criação de frangos. O rebanho bovino é estimado em 8 mil cabeças. A área com soja é de 7 mil hectares. O milho é plantado em 1.700 ha. O trigo ocupa 4.900 ha. Café 440 ha e cana tem espaço de 530 ha. A cidade tem Feira do Produtor Rural com barracas padronizadas pela prefeitura.




A Paróquia São José pertence a Diocese de Apucarana. A primeira capela foi construída em 1947. Foi elevada a condição de paróquia em 1959. O templo atual teve as obras iniciadas em 1962 com a inauguração acontecendo em 1970.




Interior de uma gruta construída ao lado da Igreja São José em Cambira.

[ voltar ]