15/4/2021 - CRUZEIRO DO IGUAÇU -

Cruzeiro do Iguaçu: cidade turística do Sudoeste do Paraná



Não importa onde você esteja. Para chegar a Cruzeiro do Iguaçu de automóvel ou caminhão, só existem duas maneiras. Uma é passando pela cidade de Dois Vizinhos e a outra é atravessando o Rio Iguaçu por balsa. Fizemos os dois trajetos. De Campo Mourão a Cruzeiro do Iguaçu, via balsa, são 319 quilômetros. Passando em Dois Vizinhos o trajeto aumenta para 370 quilômetros.




Se preferir encurtar caminho, é bom informar que só tem uma balsa fazendo a travessia do Rio Iguaçu. A distância entre as margens é de quase 1 quilômetro. Se tiver sorte, a balsa estará no seu ponto de partida, caso contrário terá que esperar a embarcação chegar ao outro lado e voltar. Ou seja, é possível que você aguarde por até 50 minutos. Vale a pena pela paisagem e pelo passeio no Rio. O preço da balsa é de 20 reais (março 2021).




Quem quiser evitar a balsa e percorrer cerca de 50 quilômetros a mais, poderá ver a imponente Usina de Salto Osório (município de Quedas do Iguaçu), onde a barragem serve de rodovia e ponte. Ou seja, cada trecho tem suas vantagens e desvantagens, mas em ambos você fará muitas fotos e selfies.




A caminho de Cruzeiro do Iguaçu, antes de decidir se vai por balsa ou passa pela Usina de Salto Osório, tem a ponte em curva sobre o Rio Guarani na PR-484 (Rodovia Félix Feiwisch Lerner). O Rio é afluente do Rio Iguaçu.




Cruzeiro do Iguaçu é um município com 4.278 habitantes, dos quais 2.674 residem na cidade e 1.655 na área rural. Tem agências bancária Sicoob e Cresol. Os serviços da Caixa são realizados pela lotérica. A imagem acima é da Avenida 26 de abril, onde estão os bancos, a lotérica e o maior supermercado, mas em Cruzeiro do Iguaçu, o comércio e os órgãos públicos são espalhados por outras ruas e avenidas. A igreja matriz e a prefeitura, por exemplo, estão localizadas na Avenida 13 de maio.




A principal praça da cidade está localizada ao lado da Igreja Matriz. Mas esse não é o principal ponto de lazer dos moradores. A maioria prefere percorrer 7 quilômetros até a praia artificial formada pelo Lago da Usina no Rio Iguaçu. O local que fica no distrito de Foz do Chopin, conta com ótima estrutura, incluindo restaurantes e pousada. A prefeitura aproveita o local para a festa da virada de ano e também o carnaval. Ao redor tem condomínios e casas de luxo.




O aniversário de Cruzeiro do Iguaçu é comemorado em 26 de abril. Quem nasce ou mora lé é denominado de "cruzeirense". A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 98,4 por cento. Em PIB per capita o município ocupa a posição 225. Apenas 3 por cento da cidade conta com rede de esgoto. No esporte a prefeitura promove campeonatos de bocha e futsal. Tem ainda o Campeonato de Pesca Esportiva de Tilapia.




Uma luta de vários anos das lideranças de Cruzeiro do Iguaçu é pela reativação de um aeroporto. O aeroporto foi construído para servir de apoio as obras da usinas hidrelétricas na região. A pista tem 1.500 metros de comprimento por 22 metros de largura. Um dos estudos é que o aeroporto seja reativado de forma regional beneficiando vários municípios, incluindo Dois Vizinhos.




O Centro Cultural é o espaço para vários eventos, entre eles formaturas e reuniões empresariais. Na área urbana, Cruzeiro do Iguaçu tem cerca de 1.300 imóveis residenciais. No setor de comércio e prestação de serviços o município possui 106 empresas. Outras 24 são do setor industrial. Entre as principais está o Laticínios Milklat. A cidade não tem emissora de rádio.




Cruzeiro do Iguaçu também é chamada de "Capital da Mandioca", mas não tem razão de ser. Hoje a área com mandioca é de apenas 25 hectares. O maior espaço é ocupado pela soja com 4 mil hectares, milho 1.500 ha e trigo 1.600. O grande destaque vai para a produção de frangos e suínos. O rebanho bovino é de 15 mil cabeças.




O primeiro prefeito de Cruzeiro do Iguaçu tomou posse em janeiro de 1993. Até então o município era distrito de Dois Vizinhos. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima pertence a Diocese de Palmas/Francisco Beltrão. A diocese foi criada em 1958 apenas como Palmas. Em 1987 passou a dividir essa condição com Francisco Beltrão. Assim quando o bispo toma posse, a celebração é realizada nas duas cidades. Em outras palavras, o bispo toma posse duas vezes.

[ voltar ]