27/9/2021 - PRADO FERREIRA -

Prado Ferreira: nome evitou briga entre duas vilas



Prado Ferreira é uma cidade da região de Londrina, localizada a 176 quilômetros de Campo Mourão. Após o portal, o trecho tem o nome de Avenida Rolândia. São apenas 300 metros, e termina na Rua São Paulo, a principal da cidade. A PR-170 continua à esquerda. É saída para Miraselva, Florestópolis e Porecatu. O trajeto inverso (na placa retorno) é caminho para Rolândia e Londrina.




Prado Ferreira é um município de apenas 3.780 moradores, dos quais 10 por cento residem na área rural. É um dos poucos do Paraná, com essa população, que ainda continua com sua rodoviária bem conservada e em pleno funcionamento. A maior quantidade de viagens é realizada pela Viação Garcia e Viação Princesa do Norte. A Princesa do Norte é uma empresa fundada no ano de 1948 na cidade de Santo Antonio da Platina. Hoje a empresa tem 141 ônibus e atua em 7 estados. É proprietária da Viação Pássaro Azul.




Pudemos constatar que em Prado Ferreira existe uma estrutura fixa para os enfeites de Natal. As estruturas para receber a iluminação natalina estão em todas as ruas e avenidas da área central. É um trabalho a menos na hora de embelezar a cidade para "receber" o Papai Noel. A taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 98 por cento. Trinta por cento da cidade tem rede coletora de esgoto.




Na agricultura, Prado Ferreira tem a soja como carro chefe com o plantio de 8.840 hectares. O milho ocupa 8.289 ha. A cana de açúcar tem o terceiro maior espaço com 1.415 hectares. O rebanho bovino gira em torno de duas mil cabeças. Destaque para a produção de frangos. Tem uma unidade da Cocamar. Possui a Belagrícola, empresa que nasceu no ano de 1985 em Bela Vista do Paraíso, e se transformou em um dos maiores distribuidores de insumos agrícolas e comercializadores de grãos do Brasil.




Quando o assunto é PIB per capita, Prado Ferreira aparece na posição 122 entre os 399 municípios do Paraná. Tem um índice maior que Apucarana e Paranavaí e empata com Londrina. A cidade tem 100 pequenas empresas comerciais e de prestação de serviços.




Prado Ferreira com menos de 4 mil habitantes tem Hospital Municipal. Na área urbana são 1.400 imóveis residenciais. Não possui agências da Caixa ou Banco do Brasil. Vários serviços da Caixa são oferecidos pela lotérica. Não possui emissora de rádio. O comércio local realiza promoções especiais em datas como Dia das Mães e Natal.




O aniversário de Prado Ferreira é comemorado no dia 28 de setembro. São poucos os eventos festivos na cidade. O nome da cidade é uma união das vilas Prado e Ferreira. Por por volta de 1945, os dois núcleos deram origem ao povoado. Na verdade tinha até "briga" para definir qual dos núcleos ficaria com o nome da localidade. Para evitar confusão optou-se pela "junção". O povoado cresceu com a chegada dos pioneiros em busca de terras férteis para o plantio de café. Foi distrito de Florestópolis e Miraselva. Elegeu o primeiro prefeito em 1996.




O Centro de Eventos e Parque de Rodeio em Prado Ferreira está localizado na saída para Rolândia e Londrina. Ao passarmos por lá em novembro de 2020 ficou a sensação que o local está abandonado. Alguns moradores informaram que faz alguns anos que nenhum evento acontece naquele parque. Um deles contou que a última festa que ele se lembra aconteceu em 2015, com a edição da Terceira Expo-Prado.




Se de um lado o Centro de Eventos e Parque de Rodeios estava abandonado quanto estivemos visitando a cidade, de outro encontramos a praça central bem cuidada e diferente. O detalhe dessa praça em relação às demais do Paraná está no tipo de vegetação. As árvores são baixas e de espécies que produzem flores vermelhas e amarelas. Assim ela "mostra" um colorido que dificilmente se observa em outras praças do Estado.




O visual da praça central de Prado Ferreira fica ainda mais colorido com um painel gigante. Quem nasce ou mora no município é denominado de "prado-ferrense". Recentemente a prefeitura de Prado Ferreira foi destaque estadual ao idealizar o programa "Profissão 4.0". O programa é dirigido à capacitação e orientação profissional da população, de todas as idades, visando preparar as pessoas para os novos desafios tecnológicos.




Em 2020, a Câmara dos Vereadores aprovou um projeto que institui a “ficha limpa municipal” na nomeação de servidores a cargos comissionados na prefeitura. Uma curiosidade em Prado Ferreira é sobre o ensino médio. Até 2009, era o único município paranaense que não tinha Colégio Estadual. O primeiro Colégio Estadual "Julia Wanderley", foi inaugurado em 8 de abril de 2009.




A Paróquia São João Batista em Prado Ferreira pertence a Arquidiocese de Londrina. Foi fundada em 1966.


[ voltar ]