27/3/2021 - ESPIGÃO ALTO DO IGUAÇU -

Espigão Alto do Iguaçu: ruas e avenidas não tem nomes de pessoas



A cidade de Espigão Alto do Iguaçu, está localizada na região Centro Sul do Paraná, a 289 quilometros de Campo Mourão. Quem nasce ou mora lá é é chamado de "espigãoense". Embora o município tenha 4.677 moradores, a cidade é uma das menores do estado, pois a maioria dos habitantes reside na área rural. No núcleo urbano são apenas 1.646 pessoas. As principais empresas e órgãos públicos estão concentrados às margens da PR-473, via que dá acesso a BR-277 (Guarapuava/Cascavel). De Espigão até a 277 são 33 quilômetros.




Em Espigão Alto do Iguaçu, a taxa de escolarização das crianças de 6 a 14 anos é de 98 por cento. Em PIB per capita ocupa a posição 214 no Paraná. Doze por cento da cidade tem rede de esgoto. A maior parte das ruas tem nomes de municípios do Paraná. Entre eles: Umuarama, Paranavaí, Cascavel e Guarapuava. A curiosidade está no fato que as ruas e avenidas não têm nomes de pessoas. Quando não é cidade, as vias públicas são denominadas com nomes de estados ou países.




Espigão Alto do Iguaçu não tem hospital municipal, mas conta com um Centro de Saúde, preparado para emergência e que é mantido pela prefeitura. A área urbana tem cerca de 900 imóveis residenciais e 90 empresas comerciais e de prestação de serviços. Não possui agências da Caixa ou Banco do Brasil. O município tem 11 indústrias. Destaque para a indústria ervateira "Verdelândia". A empresa foi criada em Matelândia no ano de 1985 e transferida para Espigão.




A prefeitura de Espigão Alto do Iguaçu funciona em prédio simples e bem "escondidinha". Quem não é da cidade passa por ela e nem percebe que ali é a prefeitura. Tem a fachada coberta pelas árvores e falta um letreiro visível. O aniversário do município é comemorado em 18 de abril. A festa tem o rodeio como atração principal e o é servido o prato típico "Ovelha Enfarinhada". A cidade não possui parques ou praças para o lazer da população.




Ao contrário da prefeitura, o prédio da Câmara dos Vereadores de Espigão Alto do Iguaçu é mais vistoso e imponente. No setor agrícola o destaque vai para a soja com 10 mil hectares. O rebanho bovino é de 20 mil cabeças. É grande a produção de frangos. Destaque ainda para o feijão com 2 mil hectares. O município conta com entreposto da Coopavel.

NACIONAL - Em novembro de 2018, Espigão Alto do Iguaçu foi notícia nacional. Quase cem pessoas foram intoxicadas pelo "Paraguate", um agrotóxico que está proibido na Europa desde 2007. Trata-se do caso com mais vítimas por agrótóxicos na história do Paraná. Dos 96 afetados, 52 eram crianças, a maioria alunos de uma escola rural que funciona colada à área agrícola onde o veneno estava sendo aplicado.




Espigão Alto do Iguaçu é uma localidade por onde passaram as tropas da Revolução de 1894, também chamada de Revolução Federalista. Os soldados chegaram a uma região que permitia uma ampla visão e colocaram o nome de Espigão Alto. Nos anos 40, começou a receber pioneiros e em 1953 se tornou distrito de Laranjeiras do Sul. Em 1968 passou a figurar como distrito de Quedas do Iguaçu. Em 1996 elegeu primeiro prefeito que tomou posse em 1997 e como novo município incluiu o nome "Iguaçu". A Paróquia Nossa Senhora da Luz pertence a Diocese de Guarapuava e foi fundada em 1996.

[ voltar ]