30/3/2021 - SÃO JERÔNIMO DA SERRA -

São Jerônimo da Serra: município histórico do Paraná



São Jerônimo da Serra é um município com muita história. Localizado na região de Cornélio Procópio, a 278 quilômetros de Campo Mourão, chama a atenção pelo tempo de fundação. A comunidade surgiu por volta de 1854 com o nome de "Aldeamento de São Tomás de Papanduva". O objetivo era catequizar os índios Caingangues que viviam na região. Na época os jesuítas portugueses presentearam o povoado com a imagem de São Jerônimo e o Aldeamento passou a ter esse nome. O mesmo trabalho de catequização já vinho sendo feito no atual município de Jataizinho.




Em 1920, São Jerônimo da Serra foi elevado à município deixando de ser distrito de Tibagi. Alguns anos depois, o município voltou a ser distrito, dessa vez pertencendo a Congoinhas. O fato irritou as lideranças locais que após muita luta conseguiram em 10 de outubro de 1947, fazer com que a localidade voltasse a ser município. Porém o nome mudou para Araiporanga. Em 1951 voltou a se chamar São Jerônimo acrescentando a palavra "Serra" em referência a topografia do local. É bom lembrar que em 1920, quando São Jerônimo da Serra foi elevado a município pela primeira vez, Londrina e Maringá não existiam. Aliás, nos anos 30, muitas decisões sobre Londrina, eram tomadas por lideranças de São Jerônimo da Serra.




É bom lembrar que essa região do Paraná conhecida por "Norte Pioneiro" começou a ser colonizada na época de Dom Pedro I, entre os anos de 1831 a 1841. Por causa da grande população indígena, foram enviadas expedições portuguesas e jesuítas para catequização. A primeira colônia militar foi a de Jatahy (atual município de Jataizinho). No começo dos anos 1900, São Jerônimo da Serra passou a receber os primeiros moradores que atuavam no comércio de madeira. Nos anos 50 e 60 o grande atrativo foi o café. Com a geada negra em 1975, muitos habitantes deixaram o município.




Grande parte das atuais construções em alvenaria ou de madeira foi edificada nos anos 50 e 60. A imagem acima é de uma Escola Municipal na área central. São Jerônimo da Serra tem 11 mil 337 habitantes e praticamente a metade mora na área rural. Quem nasce ou mora lá é denominado de "jeronimense". Nos últimos 10 anos, pelos dados do IBGE, o município vem mantendo a mesma quantidade de moradores.




Apesar dos mais de 150 anos de fundação e da importância que o município já teve no Paraná, São Jerônimo da Serra não tem grandes empresas. Na área urbana são 2.866 imóveis residenciais, 258 empresas comerciais e de prestação de serviços. Tem agência do Banco do Brasil e vários serviços da Caixa são prestados pela lotérica. Tem emissora de rádio comunitária.




A prefeitura de São Jerônimo da Serra funciona em um antigo prédio (março 2021). Notamos que algumas vidraças estavam quebradas e foram cobertas com lona preta. Entre 2019 e 2020 o município passou por diversos problemas administrativos com denúncias de irregularidades em licitações públicas, alguns políticos chegaram a ser presos.




Além de ser uma das localidades mais antigas do Paraná, São Jerônimo da Serra é a segunda cidade (área urbana) mais alta do Estado. A altitude é de 976 metros acima do nível do mar. Só fica atrás de Mauá da Serra, cuja altitude é de 1.020 metros. É bom lembrar que se incluir a área rural, o ponto mais alto está localizado em Palmas com 1.330 metros e depois Inácio Martins com 1.238 metros.




A Comarca de São Jerônimo da Serra é uma das mais antigas do interior do Paraná. A instalação aconteceu em 1943. A Comarca de Maringá, por exemplo, foi criada em 1954. O município tem áreas indígenas e um grande potencial turístico, mas que não é explorado. São mais de 70 cachoeiras, tem penhasco com quase 140 metros de altura, cavernas e sítios arqueológicos. Tudo isso sem falar no Rio Tibagi.




São Jerônimo da Serra comemora aniversário em 30 de setembro, porque nessa data em 1867, o povoado foi denominado de "São Jerônimo". A primeira emancipação ocorreu em 1920 e a segunda em 1947. O principal evento é a Exposerra, mas não é realizada todos os anos, depende do prefeito e da situação financeira da prefeitura.




Em PIB per capita, São Jerônimo da Serra ocupa a posição 340 entre os 399 do Paraná. Doze por cento da cidade tem rede de esgoto. A maior área de agricultura é com o trigo que ocupa 17 mil 370 hectares. Soja em 8.120 ha, café em terceiro com 1.178 ha, milho em 558 e cana com 350 hectares. O município possui uma unidade da Cocamar.




A Paroquia São Jerônimo pertence a Diocese de Cornélio Procópio. A primeira capela foi levantada nos anos 1860, mas a paróquia foi criada em 1961. Em junho de 1988, a igreja foi destruída por um incêndio. A imagem de São Jerônimo doada pelos jesuítas no inicio da comunidade ainda como "Aldealmento" sumiu após o incêndio.

[ voltar ]